EnglishEspañolPortuguês

Segunda dose da vacina antirrábica também causa reações e morte

31 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Gatos da ONG Anida. Institução usará vacina de outra marca para imunizar os bichanos.Foto: Gabriel de Paiva

A vacina da campanha de imunização contra a raiva continua preocupando tutores de animais no Rio. Depois da segunda dose, no último sábado, em bairros da zona norte, mais casos de reações em gatos e cachorros de pequeno porte foram registrados. A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) recebeu, só no domingo, quando o ambulatório funciona até as 14h30, 47 gatos e cinco cães com os mesmos sintomas. A entidade também atendeu a 25 ligações sobre bichos que ficaram debilitados após a vacinação. Pelo menos um caso de morte envolvendo um gato foi informado à entidade.

A Suipa, que há 15 anos possui um posto de vacinaçãono município, resolveu não fazer parte da programação este ano. Seus 3.500 animais serão imunizados com vacina de outra marca. As suspeitas sobre a vacina antirrábica fornecida aos estados pelo Ministério da Saúde e produzida pelo laboratório Biovet já haviam levado o governo de São Paulo a suspender a campanha .

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que a campanha será mantida. A Secretaria Estadual de Saúde, que afirma não ter recebido novos registros de óbitos nem de reações adversas, segue a determinação do ministério.

No sábado, segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura, foram vacinados 92 mil animais. Pelos dados oficiais, 101 tiveram reações, ou 0,11% do total. Não foram registradas mortes pelo CCZ, que disponibilizou o telefone 3395-1595 para dúvidas.

A recenseadora Josiane Marques Gomes viu a sua gatinha, Mimosa, passar mal após tomar a vacina no sábado. No domingo, ela levou o bichano à Suipa: “No sábado mesmo ela ficou com febre, sem comer nada, sem sair do lugar e com dor no local. Levei-a correndo para o veterinário”

Fonte: O Globo


Você viu?

Ir para o topo