EnglishEspañolPortuguês

Filhote de baleia é encontrado morto em praia do RS

31 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O animal de mais de 5 m foi encontrado preso na areia de Arroio do Sal (Foto: Ignacio Moreno UFRGS/GEMARS/Divulgação)

Uma semana após uma baleia jubarte encalhar em Capão Novo, no litoral norte do Rio Grande do Sul, e mobilizar equipes de resgate, outra baleia ficou presa nas areias de uma praia gaúcha. Nesta segunda-feira, um filhote de baleia-franca-do-sul foi encontrado morto em Arroio do Sal, segundo informações do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o biólogo Maurício Tavares, se trata de um animal recém-nascido, ainda com marcas do cordão umbilical, e 5,58 m de comprimento. Tavares estima que o filhote tenha morrido durante a noite, talvez próximo da manhã de hoje, e que o mar tenha jogado o corpo em direção à areia. Segundo ele, a baleia estava “bastante fresca”.

“Externamente, (o animal) não tinha nenhuma marca de colisão com embarcação ou rede de pesca”, afirmou. Ainda segundo o biólogo, o animal tinha sangue no orifício respiratório e pequenas hemorragias no pulmão, o que indica uma lesão no órgão.

Ainda conforme Tavares, a baleia-franca vive em águas costeiras – diferentemente da espécie jubarte – e, por isso, é comum que se encontrem carcaças à beira-mar. Neste ano, foi o primeiro registro, segundo o Ceclimar.

Amostras da carcaça do animal foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A instituição tem um convênio com o Ceclimar para a identificação de agentes bacterianos e vírus que circulam no ambiente marinho. Apenas após os exames será possível determinar a causa da morte da baleia.

Resgate da baleia jubarte

No dia 22 de agosto, uma baleia jubarte de 12,5 m e cerca de 25 t encalhou ao ficar presa em um banco de areia, em Capão Novo. Na terça-feira, equipes de resgate conseguiram desencalhar a baleia e, com a ajuda de um navio da Petrobras, rebocaram o mamífero por 200 m.

No dia seguinte, porém, o animal voltou a encalhar na mesma praia. Na tarde de quinta-feira, quando as equipes de resgate já analisavam uma nova tentativa de salvamento, a baleia morreu. Os biólogos, então, começaram a operação de retirada do animal do mar para a necropsia.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo