EnglishEspañolPortuguês

Construções humanas fazem pássaros voarem diferente

31 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Cientistas da Universidade de Misssouri revelaram que as construções afetam bastante as rotas de voo dos pássaros. Segundo eles, isso pode ajudar guardas florestais e urbanistas para a melhorar os habitats dos pássaros, evitando que essas populações sejam extintas.

Falta de árvores nas cidades pode afetar voos e provocar aumento de doenças e diminuição da população de pássaros (Foto: Creative Commons)

Construções humanas como estradas, além de buracos em florestas (como plantações ou rios) podem restringir os pássaros a algumas áreas. Quando as florestas são derrubadas, as populações de pássaros ficam isoladas e desconectadas, o que pode provocar mais doenças.

Segundo Dylan Kesler, professor de vida selvagem da universidade, o deslocamento influencia o lugar onde cada pássaro procria. O pesquisador explica que “o modo como eles se espalham afeta quem conhece quem, o que, por sua vez, influencia o espalhamento dos genes”.

Kesler conta que os pássaros que não migram (moram em uma determinada região) tendem a voar sobre “corredores” de florestas, áreas que são protegidas por árvores, usadas pelos animais selvagens para se deslocar. Eles preferem viajar sobre as florestas porque têm mais facilidade para fugir de predadores e de encontrar comida.

No começo do verão, Kesler e um aluno etiquetaram 33 pica-paus de barriga vermelha em uma reserva florestal americana. Ele escolheu essa espécie porque ela vive o ano inteiro na mesma área e por ser muito leal a lugares específicos.

As etiquetas permitiram à equipe de pesquisadores monitorar os voos diários dos pássaros usando radiotelemetria e GPS. Elas foram criadas para cair dos pássaros depois de quatro meses. Os meses de verão e de outono são importantes porque é quando esses jovens pássaros estão mais ativos, marcando território e encontrando parceiros.

Agora, os pesquisadores pretendem entender melhor como funciona a dispersão natal, o intervalo entre o deslocamento de um pássaro de onde ele é chocado até a área onde ele vai crescer.

Segundo eles, essa é a única época em que um pássaro se move de um lugar para outro. É durante a dispersão natal que ocorre fluxo de genes entre as populações, a obtenção de habitats livres, e quando os pássaros evitam transar com parentes e mantêm as melhores densidades populacionais possíveis.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo