EnglishEspañolPortuguês

Palanca Negra se reproduz em santuário de Angola

26 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: AngoNotícias/ Divulgação

O administrador do parque nacional de Cangandala, Cardoso Raimundo Bebeca confirmou em Malanje, o nascimento que no fim de junho, a primeira cria macho do parque.

Cardoso Bebeca satisfeito, reiterou que o surgimento do novo antílope macho contribui para a multiplicação dessa espécie, muito rara, no mundo.

Segundo Bebeca, “dos animais, 9 fêmeas e 1 macho que vivem no santuário, tivemos a oportunidade de ter uma cria que nasceu dentro do programa técnico-científico. Estamos tomando conta do filhote, o que deveria ser feito com outras espécies, mas é melhor começar com pouco para depois aumentar as ações com melhor controle”.

O fato de ser um macho trouxe mais expectativas, pois a família já tinha muitas fêmeas. “Deus ouviu o clamor desse povo e pareceu o macho”, confirmou Bebeca.

Antes viviam em uma área de 400 hectares, mas devido ao projeto de proteção e prevenção, as palancas negras gigantes podem agora movimentar-se num perímetro de 3 mil hectares.

O administrador do parque nacional de Cangandala reforçou o apelo das entidades competentes, Governo da Província de Malanje e o Ministério do Ambiente, a destinarem verbas suficientes para agilizar a tarefa das empresas que serão responsáveis por vedar os 630 quilómetros quadrados, da área da reserva, depois de uma consulta pública.

A entrada de pessoas ao habitat da Palanca Negra Gigante é restrita aos funcionários, cientistas e a outras pessoas devidamente autorizadas, enquanto o repovoamento da espécie continuasendo prioridade do projeto, que carece de infra-estrutura de apoio a turistas.

Com informações de AngoNotícias

Você viu?

Ir para o topo