EnglishEspañolPortuguês

Moção de apelo reivindica melhores condições aos animais do canil de Piracicaba (SP)

26 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Uma moção de apelo, com 7,2 mil assinaturas solicitando a melhoria do atendimento oferecido a animais em Piracicaba, foi entregue na tarde de ontem ao prefeito Barjas Negri (PSDB).

O documento, que apresenta uma série de reivindicações, teve como primeiro resultado a deliberação do prefeito para que seja criada uma campanha em defesa aos animais na cidade, com apoio da Prefeitura.

A moção foi apresentada pelo vereador Laércio Trevisan Junior (PR), em parceria com as representantes da ONG (organização não governamental) Viralata, Vira Vida, Miriam Miranda e Cecília Pizzinatto.

Desde que a Gazeta denunciou a situação dos 400 cães que sobreviviam num canil decadente na cidade, há pouco mais de um ano, a preocupação com a saúde e os cuidados com os animais na cidade foi despertada.

A própria ONG Viralata, Vira Vida foi criada com a intenção de atender a esses cães abandonados socialmente e rendeu bons resultados.

As reportagens evidenciaram ainda o trabalho e as necessidades do Canil Municipal.

O local teve obras de reforma e ampliação iniciadas há vários anos, não concluídas e abandonadas pela empresa responsável.

Está saturado, não tem mais vagas a oferecer, nem condições de ampliar o atendimento. No próximo dia 13 de outubro, deverá ser aberto o envelope das empresas concorrentes à finalização dessas obras.

Apelo

O término das reformas no canil é uma das solicitações apresentadas na moção de apelo ao prefeito.

O documento reivindica ainda a contratação de mais médicos veterinários para atuar no órgão; melhoria na estrutura operacional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ao qual o canil está atrelado; a realização de parcerias público-privadas (PPP) para viabilizar atendimentos específicos a animais vítimas de maus-tratos; solicitação de acompanhamento efetivo da Guarda Civil nos casos de necessidade para atendimento a denúncias do gênero. A Guarda Civil já realiza esse trabalho, mas, segundo o vereador Trevisan, a ideia é que o apoio da corporação seja efetivado.

No pedido formal ao Executivo, os três defensores dos animais destacaram ainda a necessidade de ampliação da realização de exames, radiografias e ultrassonografias feitas em animais quando da necessidade.

O plantão à distância para casos de atendimentos de urgência e emergência em finais de semana, é outra solicitação levada por eles.

Trevisan afirmou que, diante da situação atual dos animais na cidade, é preciso que seja criado um Conselho Municipal de Defesa dos Animais, com representações de diferentes órgãos públicos e entidades civis. “É uma questão de saúde pública”, enfatizou.

7,2 mil assinaturas acompanharam a moção de apelo ao prefeito.


Você viu?

Ir para o topo