EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende 54 quelônios em Itaituba, PA

26 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Numa operação coordenada pelo Ibama, com apoio do Instituto Chico Mendes e do Destacamento Ambiental da Polícia Militar, foram apreendidas 54 tartarugas que eram mantidas em cativeiro na vila de Barreiras, município de Itaituba, oeste do Pará. Os animais, todos adultos, eram comercializados na própria vila e até noutras cidades da região.

Barreiras é um povoado de pescadores, distante cerca de uma hora e meia de Itaituba, no rio Tapajós. Lá é comum a captura de quelônios para a alimentação das famílias, porém, nos últimos meses o Ibama e o Instituto Chico Mendes vinham recebendo denúncias de que alguns moradores estavam mantendo tartarugas em cativeiro para comercialização.

As tartarugas foram apreendidas em doze residências fiscalizadas. “Confirmamos ainda que dezenas de tartarugas estavam sendo estocadas para serem comercializadas durante um festival cultural que acontece na vila de Barreiras todos os anos. Essa operação foi apenas um alerta. Não queremos comprometer o evento da vila, mas é preciso que o comportamento seja focado no respeito ao meio ambiente”, alertou Davi Rocha Paiva, chefe do escritório do Ibama de Itaituba.

Para cada animal capturado vivo, são R$ 5 mil de multa. Para cada casco, considerando que ele confirma o abate, a lei prevê multa de R$ 500.

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo