EnglishEspañolPortuguês

Casal de leões que vivia em parque no PR poderá ser transferido para santuário

25 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Finalmente o casal de leões que vivia no Parque do Ingá, em Maringá, no PR, deve ter um novo lar. O coordenador de um santuário no Espírito Santo, Maninho Pacheco, mostrou interessado em receber os animais.

Foto: Reprodução/Hnews

De acordo com ele, o santuário já possui dois leões resgatados de circos, Gaia e Malamala, que vivem em um espaço de 400 m². Segundo Pacheco, o local se mantém com toda a fauna selvagem e silvestre autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). “Temos todo o interesse em receber o leão Kimba. Já estamos articulando com o Ibama daqui o contato com o instituto do Paraná para autorizar o processo de transferência”, adianta.

Ele se interessou por receber o casal de leões ao saber das condições que eles viviam em Maringá, em um espaço inadequado. Além disso, a prefeitura tem dificuldade para transferir o animal, pois ele perdeu parte do rabo.

O secretário de Meio ambiente de Maringá, Diniz Afonso, explica que para a transferência com a anuência do Ibama é necessário o recebimento do casal de leões. “Os leões convivem há muitos anos e não é recomendável a separação a fim de evitar transtornos comportamentais.”

“Temos interesse na transferência o mais rápido possível para melhoria de condições de vida destes animais. Consideramos adequadas as condições do santuário de animais silvestres do Espírito Santo”, frisa Diniz.

Santuário Terra de Gaia

O Santuário Terra de Gaia é uma iniciativa pioneira no estado do Espírito Santo no acolhimento de todos os tipos de espécies vítimas do abandono e negligência de seus tutores e de maus-tratos, crueldade e violência praticada pelo tráfico de animais, indústria de entretenimento (circos e rodeios), laboratórios das indústrias farmacêuticas e cosméticas e biotérios de faculdades de ciências biomédicas.

Segundo o coordenador, o Santuário é um espaço de acolhimento, guarda e proteção da vida animal sem fins lucrativos. “Seu objetivo não comporta qualquer tipo de exposição ou exploração de imagem das espécies protegidas, salvo visitações estudantis de caráter educativo.”

O Santuário Terra de Gaia está situado no local conhecido como Córrego Sete, Atlântico II, zona rural de Vila Velha, e ocupa uma área total de 3 ha (30 mil m²). Atualmente, o Terra de Gaia conta com 42 cães, 19 gatos, 3 ovinos, 1 avestruz (Struthio camelus) e 2 leoas (Panthera leo).

Com informações do Hnews

Você viu?

Ir para o topo