EnglishEspañolPortuguês

Polícia prende 14 pessoas por crimes ambientais no RS

24 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Catorze pessoas foram presas durante a Operação Centauro Verde, desencadeada durante a madrugada de ontem pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no norte do Rio Grande do Sul. Com elas, os policiais encontraram armas, munição, material de pesca e cem quilos de carne sem procedência.

Também foram apreendidos 200 galos de rinha, 36 bois, uma cotia e quatro papagaios da espécie charão, ameaçada de extinção.

A ação envolveu 140 policiais militares e 30 viaturas para o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ciríaco, Tapejara, Moliterno. Diante dos resultados obtidos, a ofensiva foi definida como megaoperação pelo comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini:

“Foi uma das maiores operações já realizadas pela Brigada Militar. A avaliação é positiva, pois não houve conflito e os objetivos foram cumpridos.”

A Operação Centauro Verde foi realizada a partir de queixas e investigações que resultaram nas ordens judiciais cumpridas durante todo o dia pela polícia. As pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Ciríaco e, segundo o CABM, não atuavam em conjunto.

“Buscando eficiência e menores custos, optamos por reunir casos isolados e desenvolver uma ofensiva única”, revelou o comandante.

A carne apreendida será incinerada. Os animais – bois e galos – ficarão com os responsáveis até que a Justiça decida o que será feito com eles. Os papagaios foram encaminhados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais renováveis (Ibama) de Passo Fundo.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo