EnglishEspañolPortuguês

Baleia encalhada será retirada com maca de praia no RS

24 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Operação de resgate do animal deve acontecer nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

Uma operação para resgatar a baleia que encalhou no litoral norte do Rio Grande do Sul, na noite de sábado (21), está sendo preparada para a manhã desta terça-feira (24). Navios e guindastes devem ser utilizados no serviço, que acontece entre as praias de Capão Novo e Arroio Teixeira. A proposta é construir uma espécie de maca para arrastar o animal, com cerca de 25 toneladas, até a parte mais profunda do mar.

Uma equipe de seis biólogos do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar fez uma avaliação do animal nesta segunda-feira (23). A baleira não pode ser retirada hoje pela falta de equipamentos e de pessoas necessárias para o trabalho.

Segundo o biólogo do Ceclimar, Maurício Tavares, o animal é da espécie jubarte e sua presença é comum no litoral gaúcho.  Na tentativa de removê-la, em um primeiro momento, chegou-se a cogitar a possibilidade de utilizar cordas. Porém, pelo peso tornou-se inviável.

“O principal receio é de que essa ação poderia provocar lesões internas.”

Tavares explicou ainda que, pelas avaliações, a baleia deve estar doente. O biólogo destacou que mais da metade do corpo do animal está dentro da água.

Fonte: R7



Você viu?

Ir para o topo