EnglishEspañolPortuguês

Veterinárias na estrada castram 78 animais, em Barra do Una (SP)

23 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

As duas veterinárias Amélia e Ana com mais duas assistentes e mais algumas voluntárias realizaram o mutirão de castração de cães e gatos em Barra do Una, litoral de SP, neste último final de semana. Foram castrados ao todo 78 animais vindos de todos os bairros do município.

Os preços são populares e o animal vai embora assim que desperta da anestesia. O que é muito bom para os tutores que esperam no local e vão embora para casa com os seus companheiros no colo.

Foto: Reprodução/O Noticiado


O interessante de tudo isto é que se por acaso durante a cirurgia a veterinária encontrar algum tipo de problema como, por exemplo, a piometra nas cadelas ou alguma inflamação interna ou algum tumor que possa ser retirado, elas o fazem no mesmo momento e não é cobrado nada a mais por este procedimento. Por exemplo, no domingo um cão de porte grande estava sendo castrado e foram detectados 3 tumores em seus testículos que evidentemente foram retirados e o tutor já pode ficar feliz porque a doença foi extirpada antes de o cão apresentar sintomas desta doença.

O Sr. que mora na Juréia, levou 3 cadelas de sua propriedade para serem castradas. Numa delas foi detectada a piometra que foi eliminada, em outra uma inflamação no baço que também foi eliminada e nas três foi detectada a doença do carrapato. Enfim o dono saiu de lá já sabendo que deve fazer o tratamento desta doença e que as duas três estão livres das doenças que iriam com certeza apresentar maiores problemas mais tarde. Podemos chegar à conclusão de que estes mutirões além de serem mais acessíveis em termos financeiros para a população de renda mais baixa também faz o papel de uma medicina preventiva.

“A Sabu – Sociedade Amigos de Barra do Una – que foi a organizadora e divulgadora do evento agradece aos profissionais envolvidos com este trabalho, agradece ao Dr. Aldo, secretário da Saúde e a Dra. Vania da Zoonose que enviaram parte do material cirúrgico para a realização do evento e ao Sr. Augusto Ferrarini do Hotel Estalagem do Pier que acomodou toda a equipe por três dias. Agradecemos também a Radio Comunitária Costa Sul que durante a semana anterior divulgou em seu veículo este mutirão”, ressalta Rosana Lobo – Diretora da Sabu.

“Pretendemos fazer ao menos duas vezes ao ano estes mutirões aqui em Barra do Una”, diz Rosana. O número de cães abandonados e sem tutor ainda é grande e com isto a proliferação de filhotes abandonados continua se espalhando nas ruas. Nestas campanhas também são castrados alguns animais da rua que depois de castrados e tratados são colocados para adoção e estamos obtendo sucesso com esta iniciativa. Afinal, tratando melhor de nossos animais e tendo a consciência de que castrar, tanto fêmea como macho, é a melhor atitude que podemos tomar para evitar crias indesejadas e diminuir as doenças sexualmente transmitidas como a TVT muito comum nos cães que andam pelas ruas além de outras doenças, podemos ter a certeza da diminuição de doenças que também podem afetar o ser humano.

Provavelmente esta mesma equipe das veterinárias na estrada estará realizando um mutirão em Maresias e a Somar deverá divulgar a data. Fiquem atentos para não perderem esta oportunidade.

Fonte: O Noticiado

Você viu?

Ir para o topo