EnglishEspañolPortuguês

Gelo antártido aumentou, mas situação pode se reverter muito em breve ameaçando a fauna marinha

22 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Getty Images

Especialistas em clima desvenderam a razão pela qual o gelo na Antártida conseguiu aumentar apesar das mudanças climáticas – mas os resultados de um novo estudo sugerem que a tendência pode se reverter rapidamente, ameaçando a fauna marinha.

Os dados mostram que o crescimento do gelo na Antártida neste século pode ter sido ditado em sua maioria por processos naturais. Mas não vai ser o caso no século 21, já que se prevê que as mudanças climáticas causadas pela ação humana vão dominar o clima do continente e aumentar a velocidade de derretimento do gelo.

À proporção que o gelo derrete, aumenta também a absorção dos raios solares no oceano, em vez de serem refletidos de volta à atmosfera, de acordo com o estudo. Isso cria um círculo vicioso de mais aquecimento e mais derretimento polar.

O oceano da Antártida é um dos mais biologicamente produtivos do mundo, e a diminuição do gelo marinho pode ter um impacto substancial no ecossistema marinho do continente, afirma Jiping Liu, pesquisador da Georgia Tech, em Atlanta. Por exemplo, muitas espécies dependem do gelo para caçar e sobreviver de maneira geral – pingüins, que correm sério risco com o aquecimento global, são um dos grupos de animais em risco, afirmam.

A perda de gelo também pode afetar nas correntes marítimas globais, pois o oceano antártido contém as águas mais frias e densas do planeta, que influenciam fortemente os padrões de circulação marinha que fornecem nutrientes para três quartos da fauna marinha da Terra.

Com informações do Último Segundo

Você viu?

Ir para o topo