EnglishEspañolPortuguês

Secretaria Municipal de Embu (SP) também suspende vacinação antirrábica

21 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Municipal da Saúde suspendeu temporariamente a vacinação contra a raiva em cães e gatos no Município de Embu, em SP, em decorrência das notificações de reações adversas ocorridas no estado de São Paulo.

Nos dois primeiros dias da campanha foram notificados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Coordenação de Vigilância em Saúde, eventos adversos, associados à vacinação. As principais reações notificadas pelos proprietários dos animais são: inapetência, apatia, febre, dor intensa e sonolência horas após a vacinação. O CCZ está com um sistema de vigilância de eventos adversos pós-vacinação para viabilizar a realização da notificação, investigação, acompanhamento e a adoção de condutas adequadas e padronizadas, processo esse fundamental para identificar as ocorrências atípicas observadas nesses primeiros dias de campanha.

A suspensão temporária e preventiva foi adotada pela Secretaria Estadual de Saúde em razão dos casos notificados no estado. A medida é para que o Ministério da Saúde possa investigar a relação dos casos com a vacina.

A Secretaria Municipal da Saúde lamenta o ocorrido e solicita aos tutores de animais que foram vacinados nos primeiros quatro dias de campanha que os observem e, caso apresentem alguns dos sintomas citados 36 horas após a vacinação, que entrem imediatamente em contato com CCZ.

Para mais informações: (11) 4704-3673, 4241-5067, 4785-3542 e 4785-35643

Fonte: Prefeitura de Embu

Você viu?

Ir para o topo