EnglishEspañolPortuguês

Rua de Blumenau (SC) vira ponto de abandono de animais

20 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Moradores da Rua Arnold Hemmer, no Bairro Badenfurt, em Blumenau (SC) convivem há pelo menos 10 anos com uma triste situação: o abandono de gatos e cachorros na região, largados pelos tutores. Sem ter onde ir e buscando abrigo e alimentos, boa parte dos animais é adotada pelos próprios moradores.

O abandono é tão comum que é difícil achar quem não tenha em casa pelo menos um cachorro ou gato largados pelos tutores. É o caso da costureira Iria Schulze, que se declara apaixonada por animais. Com razão: divide a casa com quatro cães e dois gatos. Só perde para o casal Joel e Rosedi Keller que, desde a mudança para o Badenfurt, já adotou 23 gatos e dois cachorros. Hoje, cuidam de dois cachorros e 12 felinos.

A responsável pela ONG Focinho Feliz, Gislane Mantau, lamenta o abandono de animais no bairro, comum em outras regiões da cidade: “Se a pessoa chega a tomar esta atitude injustificável e desumana, no meu entender, fica claro que não houve um compromisso verdadeiro com aquelas vidas, quando houve a adoção ou mesmo a compra.”

Alternativa para abrigar animais abandonados ou doentes nas ruas de Blumenau, o Centro de Controle de Zoonoses finalmente deve começar a sair do papel. Em 20 dias, será publicado o edital de licitação para a construção da obra, cujo projeto já foi aprovado. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, a expectativa é de que os trabalhos se iniciem em novembro e sigam até junho do ano que vem.

A estrutura será levantada em um terreno de 15 mil metros quadrados na Rua Dr. Pedro Zimmermann, na Itoupava Central. Inicialmente, o projeto prevê sede administrativa, consultório veterinário e dois canis – um com capacidade para 150 cães e outro, para isolamento dos animais. A intenção, a princípio, é que o centro abrigue somente cachorros. Em dois ou três anos, porém, um espaço poderá ser anexado ao local para abrigar gatos.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Você viu?

Ir para o topo