EnglishEspañolPortuguês

Estudo realizado no Acre registra cinco novas espécies de aves no estado

20 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Estudo mapeia 655 espécies de aves no Acre e realiza novos levantamentos em regiões que ainda não haviam sido visitadas.

A pesquisa de Edson Guilherme, que é professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre (UFAC), preenche a lacuna de dados sobre a diversidade avifaunística acreana. “A minha tese tenta sintetizar e descrever da forma mais acurada possível a diversidade e a distribuição de um grupo animal específico, as aves, ao longo do estado”, resume.

Quantas e quais são as espécies de aves do estado do Acre; como essas espécies estão distribuídas dentro do estado; e qual o seu estado de conservação foram as principais questões levantadas pela pesquisa. “Ao final dos trabalhos, 655 espécies foram confirmadas para o Acre (distribuídas em 73 famílias e 23 ordens), sendo que cinco destas foram registradas pela primeira vez em território brasileiro.

Pesquisa ambiental
Os estudos nas florestas tropicais têm mostrado que metade das espécies de plantas e animais do planeta são abrigadas em florestas. Além desta enorme biodiversidade, essas áreas também ajudam a manter a estabilidade climática do planeta.

A Amazônia é a maior, a mais diversa, das florestas tropicais. Cobre mais de seis milhões de quilômetros quadrados em nove países do norte da América do Sul. Segundo o autor da tese, a região abriga pelo menos 40.000 espécies de plantas, 427 de mamíferos, 1294 de aves, 378 de répteis, 427 de anfíbios e mais de 3000 espécies de peixes, que representam cerca de 10% da biodiversidade mundial.

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo