EnglishEspañolPortuguês

Cinco aves que foram reabilitadas são libertadas em Portugal

20 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens – Ria Formosa (RIAS), na Quinta do Marim, Olhão, devolve à natureza cinco aves, hoje (20): três cegonhas-brancas, um mocho-galego e uma coruja-do-mato.

As três cegonhas-brancas foram recolhidas após terem caído do ninho. Foram entregues no RIAS por elementos do SEPNA da GNR e Vigilantes da Natureza. O processo de recuperação consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, contato com outras cegonhas e treinos de voo.

O mocho-galego, adulto, foi recolhido em Portimão por uma pessoa. Estava junto de uma estrada pelo que se supõe que foi atropelado. Apresentava sangue na cavidade oral e estava muito deprimido. O processo de recuperação consistiu em tratamento da lesão, alimentação, contato com outros mochos e treinos de voo e caça.

A coruja-do-mato foi recolhida em Paderne, ainda filhote, por uma pessoa. Foi entregue no RIAS pela equipe SEPNA da GNR de Albufeira. Estava um pouco debilitada e possuia uma lesão no olho esquerdo, provavelmente devida à queda do ninho. O processo de recuperação consistiu em tratamento da lesão, alimentação, crescimento da plumagem de voo, contato com outra coruja e treinos de voo e caça. Apesar da lesão no olho ser permanente, não impede a ave de voar e buscar alimentos corretamente, já que estes animais usam principalmente a audição, pelo que será devolvida ao seu meio natural.

Com informações de Os Bichos

Você viu?

Ir para o topo