EnglishEspañolPortuguês

Barreira de plástico no Atlântico ameaça fauna marinha

20 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Estudantes recolheram 64 mil resíduos (Foto: Getty Images)

Depois das imagens de peixes deformados em garrafões na barreira de plástico do oceano Pacífico, há novas provas de que a poluição está se agravando. Um estudo da Associação para a Educação para o Mar (SEA na sigla em inglês) revela uma amostra recorde de 1.069 pedaços de plástico num arrastão de 30 minutos no Atlântico Norte, o que aponta para uma concentração de 580 mil por quilômetro quadrado.

Trata-se de uma estimativa com base numa amostra recolhida em 1997, mas parece apontar para uma concentração mais de três vezes superior à maior medição da mancha de plástico no Atlântico, registrada nos anos 70: 167 mil resíduos por quilômetro quadrado. O trabalho publicado esta semana na revista Science reúne a investigação de 7 mil estudantes inscritos na SEA nos últimos 22 anos. Em mais de 6.100 arrastões, com capacidade para perceber a contaminação ao nível do plâncton, recolheram 64 mil pedaços de plástico, 83% na faixa entre os 22 graus e os 28 graus norte, onde se pensa que poderá existir já uma lixeira tão grande como a do Pacífico. “A taxa lenta de biodegradação faz com que estes plásticos se mantenham várias décadas no oceano”, escrevem os autores do artigo. A asfixia da fauna marinha ou a ingestão de químicos são as principais preocupações, mas teme-se também o transporte de micróbios ou espécies colonizadoras no lixo, que possam competir com ecossistemas locais.

A SEA alerta ainda para a falta de informação sobre estas lixeiras em alto-mar. “É uma preocupação ambiental importante, mas falta uma descrição quantitativa da dimensão do problema”, sublinham os autores do artigo. Mesmo no caso da mancha do Pacífico, a mais estudada, sabe-se apenas que o tamanho poderá variar entre os 700 mil quilômetros quadrados e os 15 milhões.

Fonte: Ionline


Você viu?

Ir para o topo