EnglishEspañolPortuguês

Ursos são explorados para proteger plantação de maconha no Canadá

19 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Dois dos 14 ursos que guardavam a plantação (Foto: Reprodução/AFP)

A polícia canadense anunciou, com espanto, esta quarta-feira, ter descoberto pelo menos 14 ursos selvagens sendo usados como animais de guarda de uma plantação ilegal de maconha, durante uma batida numa propriedade no oeste do Canadá.

O sargento da polícia montada canadense Fred Mansveld disse que a polícia acredita que os dois produtores detidos na operação usaram ração de cachorro para atrair os animais para sua remota propriedade, no sudeste da Columbia Britânica, a fim de afugentar ladrões de erva.

A polícia costuma encontrar cães, guardas humanos ou armadilhas em locais de plantação. No entanto, os ursos não fizeram um bom” trabalho” quando os cinco policiais chegaram.

“Eram mansos, apenas se sentaram e ficaram observando… Em um determinado momento, os ursos subiram no capô de um carro da polícia, se sentaram por um instante e depois saltaram”, disse Mansveld.

Ele contou que os policiais que participaram da operação, em 30 de julho, estavam acostumados a lidar com animais selvagens e, embora fossem cautelosos, não tiveram medo dos ursos, pois perceberam que os animais não eram agressivos.

Ursos negros são comuns em todo o Canadá e com exceção de mães acompanhadas dos filhotes, normalmente vivem solitários na floresta.

Fonte: AFP

Nota da Redação: Os animais devem viver livres na natureza, sem serem obrigados a servir aos interesses humanos. Espera-se que esses animais, vítimas da exploração e da insensatez humana, recebam os devidos cuidados e sejam reintroduzidos em seus habitats ou inseridos em santuários.

Você viu?

Ir para o topo