EnglishEspañolPortuguês

Nasce o primeiro filhote de bisão após 10 séculos, na Espanha

19 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

O primeiro filhote de bisão que nasceu na Espanha dos últimos dez séculos causou sensação e demonstra a capacidade de adaptação dessa espécie ameaçada de extinção e sua facilidade de viver na Cordilheira Cantábrica, no norte espanhol.

Foto: EFE/ Reprodução

Segundo o jornal El Informador, o filhote nasceu há dez dias na Reserva del Bisonte Europeo, em San Cebrián de Mudá, na província de Palência. Ainda não se sabe se é um macho ou uma fêmea. Nas terras no norte da província, que agora é o novo lar da família, não se convive com bisões desde o século XI.

Os habitantes de Cebrián de Mudá estão quase certos de que se trata de uma fêmea, a quem querem batizar de Cipria. Muitos visitantes já foram à reserva na esperança de avistar a cria. Para a Associação de Conservação do Bisão Europeu, na Espanha, o nascimento de um novo membro na família, até agora formada por cinco fêmeas e dois machos, é a melhor demonstração de que “seu lugar é aqui”, palavras do coordenador Fernando Morán.

Para os habitantes de Mudá é a prova viva de um projeto de mais de oito anos,  que começa a mostrar seus frutos, segundo Jesus Gonzalez Ruiz, o prefeito da cidade.

A Reserva del Bisonte Europeo começou sendo um sonho neste povoado de apenas 170 habitantes, no inverno, um pouco menos, que não se resignaram com o desaparecimento da população devido à exploração mineral. Por essa razão, San Cebrián de Midá se propôs a criar um projeto completo ao qual chamaram de Parque de Ocio Mundo Miner, baseado em sustentabilidade.

Uma parte deste projeto é a Reserva del Bisonte Europeo, onde desde dois meses atrás, abriga seus novos moradores, descendentes daqueles que alguns antepassados pintaram nas cavernas espanholas de Altamira, consideradas uma das obras mestras do Paleolítico.

Os animais chegaram em junho depois de uma longa viagem de mais de 4.000 km e trocaram os bosques polacos de Bialowieza e Pszczyna pelos carvalhos da Montanha Palentina. Em poucos dias, demostraram que os arbustos e escovas eram de seu paladar e além disso, converteram-se e verdadeiras destruidoras de escovas com seu apetite voraz, o que contribuiu para a prevenção de incêndios.

Começaram assim, a converter-se em animais bastante úteis para combater o abandono do campo por parte da população e deixaram de ser animais pré-históricos perigosos, para aprender a conviver com seu novo habitat de forma pacífica, quase tímida.

Mas, sem dúvida, a grande notícia é o nascimento de um novo membro da família; a fêmea líder deu à luz em terras espanholas sem que ninguém soubesse, além dela. Agora, todos pastam juntos como uma grande família e passeam pelos 20 hectares de terreno que a prefeitura de San Cebrián e seus habitantes cederam com prazer, porque se apaixonaram por seus novos vizinhos, a quem vigiam com todo o cuidado.

Alguns mais sonhadores e românticos dizem que observaram que a outra fêmea se separa constantemente e faz passeios sozinha pelo bosque, tal como fez a nova mamãe nas últimas semanas de gestação. Por isso, desejam com toda a força que a natureza lhes presenteie com uma nova surpresa.

Você viu?

Ir para o topo