EnglishEspañolPortuguês

Três lobos-marinhos são avistados no litoral do sul de Santa Catarina

18 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
As irmas Angélica e Joana Lopes ao lado do pequeno lobo marinho (Foto: Mauricio Vieira)

O Litoral do Sul de Santa Catarina se tornou o local preferido de três lobos-marinhos, que escolheram Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva e Balneário Rincão para descansar desde a manhã desta quarta-feira, 18.

Os animais viraram atração para quem caminhava pelas praias e deu trabalho à Polícia Ambiental em Maracajá, que só pôde atender aos chamados da população durante a tarde.

De acordo com o soldado Teo Santos, já foram registradas 15 ocorrências de animais como focas e lobos marinhos neste mês. Um deles havia se tornado alvo de cães. A recomendação da Polícia Ambiental é de que a população não mexa nos animais, não os provoquem e nem os devolvam ao mar.

“Se eles estão na areia é porque querem descansar. Conversamos com as comunidades para não instigar a violência contra os animais e nem levá-los para casa. Se estiverem feridos a nós os resgatamos e levamos para um centro de triagem em Florianópolis, esclarece Santos.

No Balneário Rincão, em Içara, as irmãs Angélica e Joana Lopes, de nove e três anos, divertiram-se ao lado de um pequeno lobo-marinho, com pouco mais de um metro de comprimento.

As amigas Nilza Crepaldi, 52 anos, e Dulce Maria Gianizella, 47, registraram a presença ilustre na praia e aproveitaram para comunicar a Polícia Ambiental. “Ele é muito lindo, mas está cansado e com o olhinho ferido. Já vi outros na praia, é melhor não chegar muito perto”, orienta Nilza.

Grande Florianópolis

Um lobo-marinho também virou celebridade na Grande Florianópolis. Depois de ficar nove dias na Praia Comprida em São José e ser encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetas), o mamífero foi levado para alto-mar.

Outros animais também foram avistados nas praias Brava e Joaquina, na Capital.

O lobo-marinho

A espécie vive em pequenas ilhas desabitadas e de difícil acesso, como grutas submarinas. Pesquisas revelaram que este não era o hábitat inicial do lobo-marinho, mas a chegada do homem a praias antes desabitadas obrigou a mudança.

O animal pode nadar a profundidades de até 100 metros. Por isso, alimenta-se de peixes dessa faixa do mar, além de crustáceos e polvos. Pode pesar 250 quilos quando adulto.

O mamífero marinho tem uma forma modelada para o meio aquático e apresenta quatro membros transformados em barbatanas. A atividade reprodutora é pequena, mas a espécie vive entre 30 e 40 anos.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo