EnglishEspañolPortuguês

Orangotangos usam mímica para se comunicar melhor

18 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Os orangotangos usam mímicas para melhorar a comunicação, conforme mostram vídeos filmados na natureza.

Imagens de orangotangos reabilitados soltos numa floresta em Bornéo mostram os macacos fazendo mímicas tais como fingir quebrar um cupinzeiro, lavar o corpo ou usar uma folha para limpar um pé machucado.

O estudo sugere que eles sejam capazes de uma comunicação muito mais complexa do que imaginado, resultando em mímicas para elaborar mensagens para outros macacos.

Em algumas filmagens, os orangotangos usam gestos para distrair ou enganar os outros. Um animal indicou aos pesquisadores que queria um corte de cabelo para desviar a atenção deles enquanto roubava alguma coisa. Outro tentou usar um graveto para recolher cupins de um ninho, porém fingiu não estar conseguindo para que os pesquisadores o ajudassem.

A psicóloga Anne Russon e a filósofa Kristin Andrews, da Universidade York, de Toronto, analisaram vinte anos de filmagem dos orangotangos. Elas encontraram 18 cenas em que eles aparecem fazendo mímicas para outros animais ou pessoas. Dessas, 14 mímicas foram usadas para pesquisadores e as outras a outros orangotangos.

O estudo, publicado na Biology Letters, sugere que mímicas sejam raras entre orangotangos, mas também um recurso para quando outras formas de comunicação falham.

Andrews disse: “a capacidade dos grandes primatas de se engajar em comunicações narrativas sugere que, como humanos, eles descrevem seu mundo contando histórias, e para mostrar aos outros o que pensam desse mundo.” Estudos anteriores descrevem uma gorila agindo como se tivesse enrolando uma bola de barro entre as mãos, o que foi interpretado como se significasse argila. Um orangotango treinado em linguagens foi observado assoprando entre o dedão e o indicador para indicar balão.

Os pesquisadores escreveram: “Para eles, como para nós, mímica é apenas um recurso.”

Com informações de Guardian

Você viu?

Ir para o topo