EnglishEspañolPortuguês

Aumenta a população de gaivotas em Londres

18 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: EFE/ Reprodução

Uma associação protetora de aves britânica, a RSPB, advertiu nesta quarta-feira (18) que o número de gaivotas que sobrevoam Londres, na Inglaterra, duplicou desde os anos 80, e que os animais representariam uma “nova ameaça urbana” para os moradores e visitantes da capital britânica.

A associação recomenda que as pessoas não se aproximem das aves, nem deem comida. Os especialistas explicaram que foram dadas boas condições na época de reprodução das aves, o que causou sua proliferação em Londres.

Com a ocupação humana e sem abrigo, as gaivotas buscam comida em meio ao lixo que há nas ruas e contêineres.

Um porta-voz da RSPB, Tim Webb, esclareceu que, no verão atual, as gaivotas voltaram muito mais “escandalosas”, o que fez com que as pessoas percebam mais. “Cada vez há mais gaivotas que vivem em Londres, pois já não há navios pesqueiros aos quais seguiam até o mar para comer, e a maioria cria seus ninhos nos telhados da cidade”, explicou Webb.

A associação protetora advertiu que a população de gaivotas na cidade continua crescendo, por isso recomendaram às administrações dos diferentes distritos londrinos que criem latas de lixo “à prova de gaivotas”. “Costuma-se pensar que as gaivotas são agressivas, mas o certo é que só agem assim quando se sentem ameaçadas ou quando estão protegendo suas crias”, concluiu Webb.

Com informações da EFE

Nota da Redação: Mais uma vez é bom lembrarmos de que é o ser humano o grande responsável por desequilíbrios como esse, e que, portanto, é também responsável por reverter a triste realidade vivida por esses animais em busca de algo essencial que lhes foi tirado: o acesso ao abrigo e ao alimento na natureza. Que tal devolver à natureza menos prédios e mais áreas verdes? Menos lixo e mais condição de existência?

Você viu?

Ir para o topo