EnglishEspañolPortuguês

Zoológico de Goiás teve 145 mortes em apenas 1 ano

17 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O maior zoológico de Goiás completou um ano interditado. Só em 2010, 36 mortes de animais foram registradas no local. O último bicho a morrer foi um cervo, há duas semanas.

Desde 2009, 145 animais já morreram no zoo em Goiânia, como um muflão (carneiro selvagem), duas girafas, dois hipopótamos, uma leoa, um jacaré, uma zebra, uma onça e diversos tipos de aves e répteis.

Com a série de mortes, o local, que é administrado pela prefeitura, foi interditado em julho de 2009 para readequação de seu espaço.

De acordo com laudos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fiscaliza o zoológico, as mortes não têm uma causa única.

O Ministério Público Federal de Goiás decidiu investigar a situação do zoo e firmou, em setembro de 2009, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a prefeitura estabelecendo o compromisso de reformar as instalações do local e encaminhar um relatório anual ao Ibama sobre os bichos.

O Ministério Público do Estado pediu a saída do administrador do zoológico, o veterinário Raphael Cupertino, há cinco anos no cargo. Ele foi afastado por três semanas, mas conseguiu, na Justiça, retornar ao posto na semana passada.

Procurado pela Folha, o setor de fauna Ibama de Goiás não foi localizado para explicar a fiscalização do zoológico da cidade.


Fonte: Folha de S.Paulo

Você viu?

Ir para o topo