EnglishEspañolPortuguês

Diminui o número de borboletas Monarca no México

17 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

O número de borboletas Monarca invernam no oeste do México diminuiu significativamente, apesar de uma redução significativa da exploração madeireira ilegal nos santuários florestais onde elas se reproduzem, alertaram especialistas.

Vários fatores, tais como as alterações climáticas, secas e outras mudanças dramáticas no clima, bem como os pesticidas utilizados na fronteira norte do México são as possíveis razões para a queda significativa no número de borboletas que chegam ao México, em sua extensa migração anual do Canadá e Estados Unidos.

O México tem sido instado a impedir a exploração madeireira ilegal nos santuários da Monarca e recentemente reforçaram as medidas legais destinadas a proteger a borboleta.

Um estudo de fotografias aéreas digitais tiradas na reserva da borboleta entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010 mostrou que 1,5 hectares de florestas de pinheiros e abetos foram perdidas para a extração ilegal de madeira no último ano, o que representa 97% menos do que a figura do ano anterior. Em seu ponto mais grave em 2005, foi registrado uma devastação de 461 hectares no ano, 300 vezes mais do que este ano.

A aplicação das leis contra a extração ilegal de madeira, doações de fundações privadas e outros grupos para as comunidades que vivem em reservas protegidas, e maior conscientização do valor da floresta entre a população local – a maioria indígena – se combinaram para conduzir a essa mudança, disseram especialistas.

“As comunidades, os subúrbios, já perceberam que existem mais vantagens, que ganham mais do que conservar as florestas, ecoturismo, viveiro … Do que derrubá-las”, disse Omar Vidal, diretor do Programa do México do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sua sigla em inglês).

Em um fenômeno pouco compreendido, as monarcas migram em massa a cada ano desde os EUA e Canadá, e retêm o calor de seus corpos para pousar nos galhos das árvores ao oeste da montanhas da Cidade do México. As árvores fornecem proteção contra chuva e ventos frios.

Mas o clima extremo aumentou os estragos na reserva florestal. A área afetada pelo clima foi de quase nada nos anos que antecederam a 177 hectares na nova temporada.

A maioria dos danos deveu-se a ventos que derrubaram árvores e deslizamentos de terra, e, em menor medida, por incêndios florestais.

Um estudo da WWF – conduzido com o Instituto de Geofísica da Universidade Nacional Autônoma do México – indicou que este ano chegou ao México apenas um quarto das borboletas que o inverno do ano passado.

Vidal disse que as borboletas abrangeram uma área total de cerca de 1,9 hectares, este ano, em comparação com oito hectares da temporada 2008-2009.

“Este é o menor número de borboletas nos últimos 17 anos”, disse Rosendo Caro, diretor da reserva.

Vidal constatou que a seca de 2008 poderia ter afetado as borboletas que viajam dos EUA e do Canadá, reduzindo o número de descendentes que fizeram a viagem de volta para o México. Nenhuma borboleta vive o ciclo completo de migração.

A utilização de pesticidas e urbanização de terrenos agrícolas no norte da fronteira do México pode ter afetado também as borboletas, disse ele.

Fonte: Estadão

Você viu?

Ir para o topo