EnglishEspañolPortuguês

Animais são vítimas de maus-tratos no Zoo Safári de SP

16 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Camila Marzochi
[email protected]

Recentemente fui ao ZooSafari (antigo SimbaSafari) e fiquei abismada com tamanha ignorância do ser humano! Sim, a ideia era ser um parque onde os animais vivem soltos, em seu ambiente ‘natural’ e nós, humanos, vamos lá para ver tal modo de vida. A verdade??

Animais são forçados a andar em bandos ao redor de um jardim

Animais são obrigados a dar voltinhas no jardim, em rebanho, e andar entre os carros para fazer a alegria dos visitantes. Alguns funcionários são munidos de varões para por ordem no local, assim, eles afugentam animais e os tiram da frente dos carros, até aí, ok.

O problema é a indelicadeza como são usados estes varões! Um jacaré, pasmem, tomou uma vassourada no rosto só porque o cara queria colocá-lo mais afastado da grade. O bichinho estava ali dormindo, nem entendeu nada, só rolou para o lado. Claro que o funcionário tem que se proteger, ainda mais no ambiente do jacaré, mas não achei certo acertar o rosto do bicho só para afasta-lo da grade.

Um macaco veio bem próximo ao carro, pois lá eles colocam cordas de ponta a ponta da ‘rua’ para que os macacos andem por cima dos carros, ao ameaçar de pular em frente ao meu, o bicho tomou uma que perdeu até o rumo! E o camelo acho que não entendeu nada andando no meio de duas filas de carros com um monte de criança gritando. Fico imaginando o stress que o bicho vive. Fiquei chocada!

Sim é uma experiência e tanto, crianças poderem vê-los de tão perto e até tocá-los. Mas quando você olha para carinha deles, pode notar que ali não são felizes. Trata-se de um trabalho escravo, é de cortar o coração!

Camelo caminha entre carros

Não sei se esta informação vale de algo, já que não tirei fotos, nem sequer filmei tais atitudes dos funcionários. Mas talvez fosse interessante uma ONG ou alguém envolvido com resgates, visitar o local, como se fosse visitante, de fim de semana quando é mais cheio e, assim, averiguar estes procedimentos.

Não sou defensora, não pertenço a nenhuma ONG, nem tampouco sou engajada com estes tipos de questão, o que me move a escrever isso é a cara de cada um dos bichinhos que ali vi. Espero poder inspirar alguma mobilização com este depoimento.

Nota da Redação: Mais uma vez temos depoimentos de pessoas conscientes sobre o sofrimento que os animais são submetidos quando confinados para exploração humana. A solução é que toda a população se conscientize sobre  as crueldades praticadas no confinamento desses animais e passem isso também às criancas. As escolas não deveriam criar passeios que envolvam a visitação a lugares que mantêm animais nestas condições. Dessa forma, o tráfico seria possivelmente controlado e esses animais poderiam ser encaminhados a um santuário de reabilitação onde receberiam o tratamento adequado e, em alguns casos, soltos em seu habitat natural.

Você viu?

Ir para o topo