EnglishEspañolPortuguês

População oferece auxílio à ONG para tratamento de pit bull abandonado, em SP

15 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

O pit bull Sansão deu nesta quinta (12/08) o primeiro e único latido desde que foi retirado da obra onde estava, sem qualquer tipo de cuidado por parte do seu tutor, pesando 16 quilos e gravemente doente, na última segunda-feira. Igual a primeira palavra de uma criança, o latido foi comemorado como um gol da seleção brasileira – em final de Copa do Mundo – pelas integrantes e veterinárias da ONG Vira Lata Vira Vida.

Foto: Cosmo Online/ Reprodução

A presidente da entidade, Miriam Miranda, afirmou que o fato dele latir, mesmo que uma vez, é sinal que está respondendo ao tratamento. Sua saúde ainda requer muitos cuidados. Antes de ser resgatado, Sansão tinha a função de cuidar de uma obra do seu proprietário. Estava à beira da morte quando foi socorrido pela ONG.

Ontem, com a publicação da matéria na Gazeta sobre a situação do pit bull e a mobilização contra maus-tratos que a ONG lançou, houve uma movimentação na cidade. Muitas pessoas ligaram e mandaram e-mail para a Gazeta e também entraram em contato com a ONG, oferecendo ajuda.

“Com as doações que recebemos para o Sansão foi possível comprar uma ração mais adequada para a sua recuperação. Ele ainda continua sendo alimentado com carne crua e papa a cada duas horas e tomando soro”, contou.

Entre as pessoas que se comoveram com a situação do cão, está o empresário que adotou a cadela Leitinho, símbolo da luta da ONG para salvar os cerca de 500 cães do abrigo que a entidade mantém desde o ano passado. Ele ofereceu tratamento clínico para Sansão, mas por enquanto Miriam explicou que ele continuará no abrigo porque está sendo bem cuidado e respondendo muito bem ao tratamento.

Miriam informou ainda que o Canil Municipal disponibilizou medicamentos e pessoas de todas as classes econômicas se prontificaram a ajudar com doações. Algumas também se propuseram a adotar os cães do abrigo. “O Sansão ganhou muitos amigos que estão ajudando na sua recuperação e agradecemos a todos. Acreditamos que o carinho que ele está recebendo e o tratamento adequado, ele irá sobreviver”.

Campanha

No próximo dia 24, às 19h30, será realizado um debate na Câmara de Vereadores pelo Dia de Proteção aos Animais, uma iniciativa do vereador Laércio Trevisan Júnior. No evento, Miriam vai convocar todas as entidades ligadas ao movimento de defesa dos animais e dos abrigos, para uma campanha contra os maus-tratos, de conscientização da população e para a elaboração de um plano de ação referente aos animais abandonados e maltratados no município.

Em média, a ONG Vira Lata Vira Vida, recebe de seis a dez ligações de denúncia de abandono e maus-tratos contra animais por dia. “Há lei sobre isso e a impunidade não deve prevalecer. O problema não é social, é cultural”, comentou Miriam.

Promotoria de Defesa Animal

A criação da Promotoria de Defesa Animal foi sugerida ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Fernando Grella Vieira, durante uma reunião realizada no início do mês, pelo deputado Fernando Capez, o coordenador do Grupo Sentiens Defesa Animal, Maurício Varallo e a advogada e escritora Stela Prado.

Eles entregaram documentos ao procurador-geral para subsidiar a criação do Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, apresentando razões concretas que justificam a criação de um grupo que contará com Promotores de Justiça, os quais terão atribuições cumulativas, especialmente designados para cuidar das questões que possam envolver animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Fonte: Repórter Cidade

Você viu?

Ir para o topo