EnglishEspañolPortuguês

Mostra de artes em Ribeirão Preto (SP) foca mundo animal

15 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Técnico prepara a mostra; ao fundo, obra de Ana Egreja (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

O que nomes como Tarsila do Amaral, Brecheret, Candido Portinari, Iberê Camargo, Marcello Grassmann, Siron Franco, Ana Paula Oliveira e Ana Elisa Egreja têm em comum? Além de representarem várias gerações das artes plásticas nacionais, em algum momento de suas carreiras retrataram em suas obras criaturas da fauna doméstica ou selvagem.

Dos animais das selvas tropicais de Tarsila e Siron Franco, passando pelos vira-latas de Portinari e pelas criaturas oníricas de Grassmann até os simpáticos cães domésticos da jovem Ana Egreja, tem de tudo na exposição aberta neste final de semana na Galeria Marcelo Guarnieri.

Foto: Matheus Urenha / A Cidade

Com o singelo título ‘Animal’, a mostra conta com pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e instalações de modernistas, concretistas e contemporâneos. “O que despertou minha vontade de editar a mostra foi quando optei pela aquisição de uma pintura da [desenhista] Djanira [da Mota e Silva], em que o centro é uma figura de um cachorro, e uma escultura de Brecheret: dois cavalos com os corpos fundidos”, explica o galerista e curador da exposição, Marcelo Guarnieri.

Marcelo afirma que a maior parte das obras pertence ao acervo particular da galeria e que não foi tão difícil fazer a seleção.

O galerista percebeu que parte dos trabalhos, que inclui também coleções particulares, apresentava esta vertente voltada ao mundo animal. “Foi então praticamente uma questão de seleção e criação de alguns núcleos da mostra em que ficasse evidente desde o caráter da representação da beleza animal até aspectos da transmutação homem versus animal”, argumenta, destacando a escultura ‘Bicho’, de Lygia Clark.

A mostra segue uma linha do tempo. Começa com modernistas como Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro e Brecheret, segue pela geração do pós-guerra com Marcelo Grassmann, Ivan Serpa e Lygia Clark, passa por um ‘núcleo dos anos 1980’ com Cristina Canale, Cleido Vasconcelos e Silvia Velludo e termina com contemporâneos como Ana Elisa Egreja e Rodrigo Braga.

Serviço
Exposição ‘Animal’

Até o dia 13 de setembro na Galeria Marcelo Guarnieri (Rua São José, 1.497, Ribeirão Preto, SP)
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados das 10h às 14h
Entrada gratuita
Informações: (16) 3625-1216

Fonte: Jornal A Cidade

Você viu?

Ir para o topo