EnglishEspañolPortuguês

Cães que vivem na Universidade Federal Fluminense (RJ) correm risco de serem sacrificados em CCZ

15 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Claudio Tellez
[email protected]

Um fato ocorrido esta semana na Universidade Federal Fluminense (UFF) no RJ, Campus de Engenharia pode resultar no assassinato cruel de vários cães.

Todos que conhecem o Campus da Engenharia sabem que ali vive há muitos anos um grupo de cãezinhos de rua que foram adotados pelos seguranças, trabalhadores do Campus e moradores do bairro.

Esses cães estão castrados, vacinados (temos em mãos as carteiras) e vermifugados. São muito dóceis e nunca trouxeram nenhum tipo de incômodo. Muito pelo contrário, em duas ocasiões de tentativa de assalto ao Campus fizeram papel de cães de guarda e alarmaram aos seguranças noturnos sobre a presença dos invasores.

Ocorreu que nesta semana um dos alunos da faculdade, alegando ter sido perseguido por um dos cães, chutou o animal e este, como meio de defesa, parece ter mordido a perna do aluno. O aluno se queixou ao Diretor do Campus e ao Reitor Roberto Salles, que imediatamente ordenou que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do Morro do Céu retirasse os animais do Campus.

Dois cães, Negão e Amarelinho (o primeiro hoje com 13 anos de idade nasceu dentro do Campus), sumiram. Alguns alunos e protetores tentavam evitar a captura dos amados cãezinhos e os outros animais em desespero se evadiram para lugar incerto e não sabido. Parecia um filme de horror já que ao longe se ouvia o choro e uivos de tristeza de nossos amados amigos caninos.

A cadelinha Branquinha companheira de Amarelinho não se alimentou e recusa até mesmo água. O cenário é muito triste.

Não podemos deixar esse absurdo acontecer! Todos sabem o que acontece dentro de um CCZ! Os animais são maltratados e em um prazo de 10 dias são sacrificados de maneira cruel.

Por que os cães dóceis, vacinados, perfeitamente ambientados há anos têm que ser literalmente “assasssinados” por terem se defendido da agressão de um aluno? Há justiça nisso?

Contamos com todo apoio de qualquer aluno, funcionário, professor da UFF, ou ainda cidadão que se indigne com um caso destes. Queremos falar com o Reitor. Queremos saber do CCZ o que será desses animais. Precisamos da ajuda de todos.

Na segunda-feira (16/08) estaremos fazendo um manifesto no Campus da Engenharia, nos interpondo na frente da “carrocinha” se preciso for!

Qualquer ajuda será bem-vinda, seja de adoção para os cães, contato com alguém da UFF ou simplesmente sua voz junto à nossa pedindo um pouco de dignidade para esses animais.

O Vereador Renatinho já demonstrou sua solidariedade, assim como o vereador Gallo e até mesmo uma matéria sobre o assunto saiu no jornal O Fluminense de sábado (14/08).

Acessem aqui
.

Contatos:

Protetora Adriana – 8674-8175 / [email protected]
Protetora Lucia – 8875-5920 / [email protected]
Protetora Cler França- 9769-5980/ [email protected]
Protetora Mariana Moreira- 9868-6099 / [email protected]
Apoiador Alexandre Marins (engenharia)- 8772-2997/ [email protected]
Colaborador Dr. Roberto Ramos- 86238081/ [email protected]

Você viu?

Ir para o topo