EnglishEspañolPortuguês

Polícia Civil cria núcleo especializado em crimes contra animais no Espírito Santo

14 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Rômulo Designer
[email protected]

Foi autorizada nesta sexta-feira (13) a criação do Núcleo de Proteção aos Animais do ES, por determinação do Delegado-Chefe da Polícia Civil do ES, Dr. Júlio Cesar Oliveira Silva. A decisão será publicada no diário oficial no próximo dia 16.

A partir da próxima semana todas denúncias de maus tratos a animais selvagens, exóticos e domésticos e/ou de companhia, incluindo os animais de tração – que, por sinal, protagonizam uma verdadeira tragédia de sofrimento nas ruas dos bairros do nosso Estado provocados pelos seus próprios tutores – , serão recebidas no  novo departamento criado.

O núcleo de proteção está estruturado com pessoal especializado e funcionará junto à Delegacia de Meio Ambiente,comandado pelo Delegado José Monteiro.

Delegado José Monteiro, titular do novo Núcleo de Proteção Animal. Foto: AMAES/ Reprodução

Com esta conquista, o Espírito Santo tem acesso à vanguarda da proteção animal no Brasil, passando a ser o segundo Estado com uma estrutura de polícia de proteção aos animais, equipado e prepado para coibir e punir os crimes proferidos contra qualquer animal.

A primeira iniciativa foi de Campinas-SP, quando no final do ano passado foi criada a primeira Delegacia Brasileira da Polícia Civil especializada na defesa dos animais. A AMAES tem orgulho de ter participado ativamente da coalizão de entidades que desde o início do ano vêm fazendo forte lobby junto às autoridades da segurança pública capixaba (SOPAES,IBAMA e CRMV-ES).

Não podemos nos  esquecer da  bem sucedida campanha de e-mails que alavancamos com  resultado  histórico, ocasião em que a militância conseguiu fazer chegar ao delegado-chefe da Polícia Civil e ao  Procurador-Geral do Ministério público, mais de 1.500 e-mails individuais, incentivando-os a incrementarem as criações dos departamentos de proteção animal.

Você,que participou daquela campanha tem agora conferido o resultado da sua contribuição. Além da militância que atendeu ao nosso chamado e se manifestou na campanha, desejamos agradecer a participação das diversas entidades nas ações  de mobilização e destacar especialmente a  importante participação do deputado estadual Dr.Hércules que conosco, levantou a bandeira da proteção animal, intermediando com seu prestígio pessoal, todos os encontros que tivemos com as autoridades para apresentação das nossas propostas.

Reunião com o Procurador-Chefe do Ministério Público. Foto: AMAES/ Reprodução

Agora estamos aguardando com muita espectativa as definições do Ministério Público Estadual, cujo Procurador-Geral, dr. Fernando Zardini, se comprometeu a dispensar esforços pessoais na esfera do Ministério Público para criar a Primeira Promotoria Especializada em Direitos e Proteção Animal, que completará  com chave-de-ouro o aparato oficial que punirá nos rigores da lei todo e qualquer crime cometido contra os animais no nosso Estado.

Lembrando: Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas em qualquer Delegacia da Polícia Civil. O cidadão ou entidade que quiser registrar denúncias, deve fazê-las diretamente na Delegacia de Meio Ambiente/Núcleo de Proteção aos Animais, no telefone (27) 3236-8136 ou Disque-denúncia 181.

Você viu?

Ir para o topo