EnglishEspañolPortuguês

Pinguim aparece em praia de Bombinhas, em SC

14 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Ao menos um pinguim foi visto nadando próximo à Praia de Bombas, na cidade de Bombinhas (SC), a aproximadamente 70 km de Florianópolis. De acordo com o internauta Fabrício Jachowicz, morador do município, o animal aparentava estar saudável.

Nesta época do ano é comum que pinguins sejam vistos em todo o litoral catarinense (Foto: Fabrício Jachowicz)

O pinguim foi avistado por volta das 16h da última quinta-feira e, segundo o morador, foi possível ver ao menos mais um pinguim nadando próximo ao local. Segundo o soldado Roecker, da Polícia Militar Ambiental de Tijucas (SC), região que atende também a cidade de Bombinhas, nesta época do ano é comum que os animais apareçam em todo o litoral catarinense. É possível que mais pinguins sejam vistos até o meio de setembro.

Ainda de acordo com o soldado, nesta época os animais vêm da região da Patagônia, entram na corrente marítima e muitas vezes param nas praias de Santa Catarina para descansar ou se perdem. É comum que alguns deles apareçam também machucados ou debilitados, como foi o caso de um pinguim que foi encontrado nesta última semana na praia do Perequê, em Porto Belo, cidade próxima de Bombinhas.

Nestes casos, a Polícia Ambiental recolhe o animal e o encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis, onde recebe ele tratamento.

A Polícia Ambiental alerta que, caso alguém encontre um pinguim na praia, o procedimento correto é não mexer no animal e avisar as autoridades ambientais ou Corpo de Bombeiros. Segundo o soldado Roecker, em muitos casos o pinguim está apenas descansando, e as pessoas acabam achando que ele está machucado, tentam removê-lo e podem acabar estressando o animal.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo