EnglishEspañolPortuguês

Cães aguardam adoção para não serem sacrificados em Olinda (PE)

14 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Pelo menos duas cadelas e suas crias estão disponíveis para adoção no Centro de Vigilância Animal (CVA), no bairro de Peixinhos, em Olinda, Pernambuco. De acordo com a enfermeira Etelvina Tedim, do Movimento de Proteção Colina, através de um e-mail, ela ficou sabendo ontem da existência desses cães e que eles seriam sacrificados na próxima segunda-feira. “Consegui uma pessoa para adotar e ela levou um dos cães, mas existem outros lá. Precisamos nos mobilizar”, diz.

Um funcionário do CVA informou esta manhã que outras duas cadelas devem ficar em observação por um prazo de dez dias, porque demonstraram comportamento violento. A Prefeitura do Recife disponibiliza na internet a foto dos animais que se encontram no CVA e o prazo para que eles sejam adotados. Os interessados podem se dirigir ao centro (Rua Antônio da Costa Azevedo, 1135, Peixinhos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

O futuro tutor tem que assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a não abandonar o cachorro na rua e a devolver o cão ao CVA, caso não queira mais ficar com ele. O cão sai do local vacinado contra a raiva.

De acordo com a legislação municipal, como diz o site da Prefeitura, a ausência de doação ou resgate resulta na eutanásia, com “o mínimo de sofrimento dos animais”, após três dias da data de apreensão no caso de cães e gatos, e no caso dos demais animais em cinco dias após a data de apreensão. Isso é o que determina o art. 131 do Código Municipal de Saúde (Lei nº 16.004, de 20 de janeiro de 1995).

Fonte: Pernambuco.com

Você viu?

Ir para o topo