EnglishEspañolPortuguês

Buenos Aires, na Argentina, realiza festival de filmes sobre consciência e sustentabilidade

14 de agosto de 2010
6 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação – Argentina)

O festival “Green Film Fest – Cultura em harmonia com o planeta” (tradução livre) apresentará filmes com temas ambientais, do dia 12 ao 16 de agosto de 2010, em Buenos Aires, Argentina.

O objetivo do Green Film Fest é conscientizar através da cultura, utilizando o cinema como meio para aproximar as pessoas da informação com entretenimento, voltando a atenção para temas fundamentais à qualidade de vida.

O melhor do cinema ambiental será exibido para a conscientização do público para, assim, contribuir com a proteção de todo o planeta. Entre os temas abordados estão a mudança climática, esgotamento energético, espécies em extinção, animais, reciclagem e ações de sustentabilidade.

A entrada custa 17 pesos argentinos. Pode-se pagar uma taxa única de 150 pesos argentinos que dá acesso a 10 filmes. As vendas antecipadas de ingressos começaram dia 15 de julho, na bilheteria do Cinemark Palermo, Beruti 3399.

Veja o trailer:

Serão projetados os seguintes filmes:


Food Inc

Diretor: Robert Kenner

Atores: Gary Hirshberg Michael Pollan

Local: EUA 2008

O documentário mostra a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão consumindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais explorados para o consumo humano.

Prêmios:

2010 Nominated for Oscar Best Documentary

2009 Washington DC Area Film Critics Association Awards, Best documentary

2008 Toronto International Film Festival Official selection

Big River Man

Diretor: John Maringouin.

Atores: Matthew Mohlke, Borut Strel, Martin Strel

Local: EUA 2009

O filme documenta a viagem de Martin Strel pela Amazônia. A ideia do nadador é atravessar a nado livre os maiores rios do mundo, a fim de chamar a atenção do público para a necessidade de “salvar o planeta”. Ele já passou pelos rios Danúbio, em 2000 e Mississipi, em 2006.

Prêmios

2009 Sundande Film Festival, World cinema cinematography award: Documentary

Garbage Warrior

Diretor: Oliver Hodge

Atores: Michael Reynolds, Chris Reynolds, Shauna Malloy, Dave DiCicco

Local: UK 2007

Trata-se de um documentário de conscientização, que relata a história do arquiteto Michael Reunolds e sua luta para introduzir no mercado de arquitetura, a construção sustentável. É uma extraordinária história do triunfo sobre a burocracia.

Prêmios:

2007 International Documentary Oliver Hodge, Most Popular Film Award

Ponyo

Diretor: Hayao Miyazaki

Atores: Yuria Nara, Hiroki Doi, Jôji Tokoro, Tomoko Yamaguchi, Yuki Amami

Local: Japão 2008

Um dia, um menino de 5 anos, chamado Sosuke, liberta de um frasco, um peixe vermelho que dá o nome de Ponyo. A amizade entre Sosuke e Ponyo cresce até o ponto em que o peixe deseja virar humano.

Prêmios:

2009 Asian Film Award, best Composer Joe Hisaishi

2009 Award of Japanese Academy best animation film, best film score Joe Hisaishi

2009 Ofuji Noburo Award

No impact man

Diretor: Laura Gabbert Justin Schein

Atores: Michelle Conlin Colin Beavan

Local: EUA 2009

O filme conta a história da família do escritor Colin Beavan, que vive aos moldes do velho consumismo americano, sem dar a mínima atenção aos alertas sobre as questões do meio ambiente. A família abandona seus hábitos de um estilo de vida e consumo típico da quinta avenida, de Nova Iorque. Eles aceitam o desafio de viver sem causar nenhum impacto ao meio ambiente durante 1 ano. Além de comerem apenas produtos orgânicos sem embalagens, não usam transporte motorizado nem energia elétrica. O objetivo é analisar se a mudança de hábitos para uma vida sem luxos e privilégios, afeta a felicidade do homem moderno.

Prêmios:

2009 Sundance Film Festival, World Premiere

The age of stupid

Diretor: Franny Armstrong

Atores: Pete Postlethwaite

Local: UK 2009

O filme conta a história dramática de um homem idoso, que vive em um mundo devastado, em 2055, pelas questões climáticas anunciadas no começo do século. Analisando arquivos de 2008, ele se faz a seguinte questão: “Por que não fizemos nada para controlar a mudança climática quando tivemos a oportunidade?”

Prêmios:

2009 Nominated British Independent Film Award, Best documentary

Milking the Rhino

Diretor: David E. Simpson

Local: EUA 2009

Trata-se de um documentário que analisa os profundos conflitos entre o homem e os animais no mundo atual. É o primeiro grande documentário que explora a conservação da vida selvagem, a partir da perspectiva de pessoas que convivem com animais selvagens. Gravada em um dos lugares mais incríveis do mundo, Rhino, oferece complexas e íntimas cenas da vida rural africana, ante a conservação da vida da comunidade: um desenvolvimento que toma cada vez mais importância em função da preservação das terras locais.

Prêmios:

2009 International Documentary Festival, Amsterdam, Joris Ivens Competition

2009 Pan-African Film Festival , Winner-best documentary: 2009 Honolulu International Film Festival , Winner-silver lei award

Home

Diretor: Yann Arthus Bertrand

Local: França 2009

Yann Arthus-Bertrand leva o público a uma viagem original ao redor do mundo a fim de contempla-lo e, assim, entende-lo. O filme nos ajuda a compreender nossa relação com o planeta, ao mesmo tempo em que nos mostra os tesouros naturais e os rastros deixados pelo ser humano pelo caminho.

Prêmios:

2009 Victoria & Tasmania Gold Award, Wildlife &Nature

2010 César Nominated Best documentary

Turtle: the incredible journey

Diretor: Nick Stringer

Atores: Miranda Richardson

Local: Áustria/Alemanha 2009

O filme acompanha a jornada de uma pequena tartaruga, que segue o difícil caminho de seus ancestrais em uma viagem extraordinária pelo mundo natural. Nascida na costa da Flórida, começa seu caminho pela corrente do Golfo em direção ao norte para depois nadar pelo Atlântico Norte em direção à África até fazer todo o caminho de volta para o local onde nasceu.

Climate of change

Diretor: Brian Hill

Atores: Tilda Swinton

Local: EUA 2010

Trata-se de um documentário baseado nos esforços diários das pessoas ao redor do mundo, que fazem a grande diferença na luta contra o aquecimento global.

Você viu?

Ir para o topo