EnglishEspañolPortuguês

Polícia Civil cria Núcleo de Proteção Animal em Vitória (ES)

13 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Na manhã desta sexta-feira (13) na chefatura da Polícia Civil, em Vitória, ES, foi apresentado o Núcleo de Proteção Animal, que trabalhará junto à Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. O núcleo, que é o primeiro no país e segundo sobre proteção animal, pretende concentrar as ocorrências de maus-tratos a animais.

Foto: Reprodução/ES Hoje

Poderão ser registradas queixas quando animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos forem vítimas de abuso, maus-tratos, sejam feridos ou mutilados. O delegado chefe da Polícia Civil, Julio César Oliveira, contou que o núcleo era uma reivindicação antiga de órgãos protetores dos animais. “A solicitação para a criação do núcleo já existe há algum tempo por parte de órgãos protetores dos animais. A base de atuação é a lei 9.605/98 que dispõe sobre crimes ambientais”.

Sâmara Abrahão, da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo, contou que muitas pessoas acham que o trabalho realizado por eles é coisa de desocupado. “Ainda acham que por protegermos os animais somos desocupados. Mas não, estudos e o próprio cotidiano nos mostram que os animais têm dor, frio, felicidade, tristeza. Os animais também são vidas”. Ainda enfatizou: “Há 200 anos lutávamos pela abolição dos escravos, hoje, pela abolição dos animais”.

O delegado da  Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, José Monteiro, explicou a função de cada órgão de defesa ambiental. “O IBAMA faz um trabalho mais administrativo, a Polícia Militar Ambiental de repressão e apreensão, o Núcleo fará a parte investigativa que poderá resultar em uma denúncia”.

Sâmara ainda alertou: “Quem comete crimes contra animais é um potencial criminoso ao ser humano. Estudos já provam isso”. O núcleo começa a funcionar na segunda-feira (16) e já receberá as denúncias.

Fonte: ES Hoje

Você viu?

Ir para o topo