EnglishEspañolPortuguês

Matéria publicada em jornal do RS desmistifica o veganismo

13 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Márcia Chaplin
[email protected]

Disponibilizo abaixo matéria publicada no jornal Agora, da cidade Rio Grande (RS), que fala sobre o veganismo. A notícia foi veiculada no caderno especial do final de semana.

“Em defesa da vida: o mundo dos Veganos
Você já ouviu falar em Veganismo?!
Trata-se de uma evolução, ou “radicalização”, do vegetarianismo.  A dieta vegana exclui, completamente, produtos de origem animal tais como ovos, leite e seus derivados. O termo inglês vegan [pronuncia-se vígan] foi criado em 1944 por um grupo que, por incompatibilidades ideológicas, desligou-se da sociedade vegetariana, dando origem a uma nova. Existem registros de que a médica Ana Kingsford tenha sido uma das precursoras da doutrina.

A denominação é uma corruptela da palavra “Vegetarian”, em que se consideram as três primeiras letras e as duas últimas para formar a palavra vegan. Em português, consideram-se as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano.

Seguir uma dieta de caráter vegano significa deixar de ser onívoro (alimentar-se de animais ou produtos derivados deles, como ovos e leite) para aderir a um estilo alimentar sem colesterol, com pouca gordura (especialmente a saturada), e rico em fibras, vitaminas e minerais.

Isto leva a uma enorme diminuição no risco de doenças, tais como infarto, derrame, diabetes, câncer, constipação, arteriosclerose, entre outras. Além disto, por eliminar alimentos altamente contaminados por antibióticos, hormônios, pesticidas, além de alimentos alergênicos como o leite. Este estilo alimentar também evita o surgimento de diversos tipos de alergias e intolerâncias. A dieta é, também, geralmente pobre em calorias, o que significa um melhor controle de peso e a distância dos desconfortos causados pela obesidade. “

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Você viu?

Ir para o topo