EnglishEspañolPortuguês

Pit bull é resgatado à beira da morte em uma construção no interior de SP

12 de agosto de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

O resgate do pit bull Sansão despertou nos integrantes da ONG Vira Lata Vira Vida a necessidade de promover uma campanha na cidade contra maus-tratos e abandono de animais. O cão foi encontrado com 16 quilos, hipotermia e infestado de carrapatos e pulgas, na segunda-feira no bairro Tatuapé. O objetivo da mobilização, que será lançada no Dia de Proteção aos Animais, no próximo dia 24, é conscientizar a população de que essa prática é crime previsto em lei.

A entidade registrou um boletim de ocorrência no 3º Distrito Policial ontem e o tutor do cão deverá responder pelos maus-tratos. A partir de uma denúncia, integrantes da ONG foram ao local e constataram a debilidade do animal. Ele estava em uma obra do tutor, que reside na mesma rua. A finalidade do cão, segundo Miriam Miranda, presidente da ONG, era a de proteger a construção. “O problema é que ele foi praticamente abandonado pelo tutor, que não o alimentou, não cuidou dele como deveria”.

Sansão foi levado pelas integrantes da ONG para a Clínica Veterinária Vida Animal, que fez os primeiros-socorros. Foi medicado pelo veterinário José Plínio Paschoal, que fez um laudo veterinário sobre o estado de saúde do pit bull que a ONG entregou à polícia.

Segundo ele, o cão apresentava sinais clínicos tão graves que o conjunto deles é chamado de ‘cruz da morte’. “Ele estava com caquexia (estado geral debilitado e muito magro, sem condições de ficar em pé), com hipotermia (37 graus quando o normal é 38,5 graus), anemia, letargia. Ele recebeu soro, frutose, ferro, antibiótico e complexo B, mas o que vai ajudar a sua recuperação é o carinho e os cuidados”, afirmou o veterinário.

Ele ressaltou que, quando recebem cuidados e carinho, os cães respondem bem a todo tratamento. “É isso que fará ele viver. Ele não está mais isolado e tem agora algo a esperar, que não é a morte. Ele tem grande chance de se recuperar”, afirmou.

Sansão está recebendo alimentação a cada duas horas. Também continua recebendo soro e os medicamentos prescritos pelo veterinário. “Ele ainda está em risco e estamos confiantes na sua recuperação”, comentou Miriam.

Campanha

Miriam disse que é preciso estabelecer um plano de ação para orientar as pessoas sobre a conscientização contra maus-tratos, guarda responsável e castração. “As ONGs estão lotadas e não recebem auxílio financeiro do Poder Público, todos os abrigos do Estado estão com a capacidade esgotada, como os canis municipais. Por isso é preciso despertar a população para o problema. Há muitas questões que precisam ser respondidas e não há um planejamento”.

Em média, a ONG recebe de 6 a 10 ligações de denúncias por dia de abandono ou maus-tratos, de todas as regiões da cidade, das mais pobres às mais abastadas. “Essa é uma questão cultural e não social. As pessoas precisam saber ao fazer a denúncia de maus-tratos contra animais na delegacia, o denunciante não responderá ao inquérito, porque o animal é tutelado pelo Estado”, explicou.

No debate que será promovido na Câmara de Vereadores, por iniciativa do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), no dia 24, será lançada a campanha de conscientização. A medida conta com apoio do vereador. “A data foi instituída para que Piracicaba se torne modelo nesse tema e toda a ação que contribuir com isso deve ter apoio de todos”, afirmou.

O evento será às 19h30 e deverá contar com a presença do deputado estadual Feliciano dos Santos, autor da lei estadual sobre proteção aos animais. Na solenidade, o vereador convidou a ONG, a Sociedade Piracicabana Protetora dos Animais (SPPA) e a Zoonoses.

Serviço

A ONG Vira Lata Vira Vida mantém um abrigo com 420 cães. Informações pelo telefone 9831-1929 e site www.viralataviravida.org.br

Vereador pede audiência com prefeito

Em um mês o vereador Laércio Trevisan Júnior coletou 7.183 assinaturas em um abaixo-assinado para que seja cumprida a legislação municipal que prevê o tratamento ambulatorial para cães doentes que estão nas ruas da cidade, pelo Canil Municipal. “Na semana passada solicitei uma audiência com o prefeito Barjas Negri, mas ainda não recebi uma resposta. Se a reunião não puder ser marcada, vamos entregar as assinaturas e protocolar no gabinete”, garantiu.

Além do atendimento, o documento solicita que a prefeitura conclua as obras de ampliação do canil, contrate mais veterinários, aumente o número de castrações, faça parcerias públicas e privadas e melhore a estrutura operacional e administrativa do setor de zoonoses.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Você viu?

Ir para o topo