EnglishEspañolPortuguês

Avião colide com pássaro próximo ao aeroporto Afonso Pena, no PR

12 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A aeronave do voo 1833 da Gol Linhas Aéreas, que havia saído de Londrina por volta das 6h, colidiu com um pequeno pássaro quando se preparava para aterrissar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Tecnicamente chamado de Bird strike, o número de casos de colisões envolvendo aeronaves e pássaros é comum no País. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), entre 2006 e 2008 foram registradas 1.321 colisões com pássaros no Brasil.

Como medida preventiva, a Infraero tem providenciado o corte do gramado e a manutenção da vegetação no entorno do aeroporto, de modo a evitar que espécies de pássaros se fixem no local.

Com o objetivo de reduzir riscos de acidentes com animais, principalmente aves, nos procedimentos de pouso e decolagem, a Infraero desenvolve planos de manejo e pesquisa de fauna nos aeroportos. Um dos planos de manejo de avifauna já está em fase de implantação no Aeroporto do Bacacheri, também em Curitiba.

O plano, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prevê desde o controle e monitoramento da vegetação a experimentos como a utilização de teias de fios de náilon, que já foram colocadas próximas ao solo para afugentar as aves.

Outra inovação desenvolvida no Bacacheri foi a utilização de pequenos espelhos, que fazem com que os pássaros fiquem confusos e busquem outros locais longe do sítio aeroportuário.

Fonte: Paraná Online

Você viu?

Ir para o topo