EnglishEspañolPortuguês

Em protesto, ativistas simulam vazamento de petróleo em SP

10 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Ativistas do Greenpeace simularam nesta segunda-feira (9) um vazamento de óleo em frente à sede da BP na capital paulista, em protesto contra o desastre ambiental provocado no golfo do México pela explosão de uma plataforma de petróleo da empresa no dia 20 de abril.

Greenpeace simula vazamento de petróleo em São Paulo para protestar contra a BP e alertar governo brasileiro. (Foto: Alexandre Cappi/Greenpeace)

A simulação utilizou quatro barris cheios com uma substância preta (uma mistura de farinha com tinta não tóxica e lavável).

A atividade em frente ao escritório da BP em São Paulo durou cerca de meia hora e envolveu 15 ativistas. Eles derrubaram dois dos barris e fizeram furos nos outros dois, espalhando bichos de pelúcia sobre a substância preta que saía deles, representando a fauna do golfo do México atingida pelo petróleo que vazou da plataforma.

Os ativistas também prenderam uma placa no chão com a frase “BP hoje, pré-sal amanhã”, lembrando dos riscos de se ir cada vez mais fundo na busca de uma “fonte suja de energia”.

Segundo dados do governo dos Estados Unidos, o acidente liberou o equivalente a 5 milhões de barris de petróleo no Golfo do México, atingindo o litoral de 4 estados americanos e causando danos ainda incalculáveis a ecossistemas costeiros e marinhos na região.

O número oficial, ainda não auditado por fontes independentes, é suficiente para transformar o vazamento da BP no maior da história e serve para lembrar dos riscos que o mundo corre para continuar a saciar a sua sede por combustíveis fósseis.

Brasil

“Como já consumimos praticamente todo o petróleo em áreas de acesso mais fácil”, aponta Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de Energia do Greenpeace, “temos que ir cada vez mais longe e mais fundo para encontrá-lo”.

As novas reservas brasileiras, por exemplo, que estão na camada do pré-sal, encontram-se a mais de 7 mil metros de profundidade. A plataforma acidentada da BP extraía petróleo no golfo do México a quase 2 mil metros de profundidade.

“O acidente demonstrou que não há tecnologia capaz de evitar grandes vazamentos no mar”, diz Baitelo. Além da falta de segurança, o investimento na exploração de petróleo em águas profundas segue na contramão da necessidade de se buscar fontes de energia capazes de reverter a crise climática.

No caso do Brasil, existe um projeto de lei tramitando no Congresso para incentivar o investimento e a utilização de energias renováveis, limpas e seguras no país. “Mas o governo não parece interessado nele. Prefere enxergar o desenvolvimento do país na exploração das reservas do pré-sal”, reclama o Greenpeace.

Fonte: Folha

Você viu?

Ir para o topo