EnglishEspañolPortuguês

Cinco pinguins aparecem cobertos de óleo na orla de Búzios (RJ)

10 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Cinco pinguins foram recolhidos nesta segunda-feira (9) em três praias de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Os animais apareceram na orla cobertos de óleo. A suspeita é de que eles tenham sido atingidos pelas manchas de óleo que atingiram praias da região neste fim de semana.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a principal hipótese é de que o material tenha vazado de tanques de navios que estiveram na região.

Das cinco aves recolhidas, uma morreu. As outras foram acomodadas provisoriamente numa piscina, em Búzios, na sede do projeto Aves, Quelônios e Mamíferos Marinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e recebem cuidados de biólogos da fundação. Os pesquisadores avaliaram as condições de saúde dos pinguins.

Análise

Técnicos do Instituto Almirante Paulo Moreira, órgão de pesquisas da Marinha, recolheram amostras do óleo e encaminharam para a análise. A expectativa dos peritos é que o laudo fique pronto em 20 dias.

As praias das Dunas e do Forte, em Cabo Frio, e Prainha, Pontal e Foguete, em Arraial do Cabo, um dos principais destinos turísticos do estado, foram algumas das contaminadas pelas pelotas de óleo. Segundo os agentes do Inea, não houve necessidade de colocar boias de contenção porque a maior quantidade de óleo está espalhada na areia das praias. Apesar dos transtornos, o Inea confirma que o óleo não chegou a Búzios, também na Região dos Lagos.

Marinha monitora tráfego de navios

A Marinha está desde o final de semana monitorando o tráfego marítimo dos últimos quatro dias dos navios que estiveram no Rio e nas áreas próximas às praias afetadas. O objetivo é coletar material dessas embarcações e comparar com o óleo encontrado nas areias. De acordo com o órgão, o infrator será notificado e autuado nos termos da Lei Federal Nº 9.966 de 28/04/2000, que pode aplicar multas de R$ 7 mil a R$ 50 milhões de acordo com as proporções do derramamento de óleo.

Assista ao vídeo:

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo