EnglishEspañolPortuguês

Animais são confinados e submetidos a condições de maus-tratos em zoos, circos e parques na China

10 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco   (da Redação)

Espancamentos, chicotadas e agressões com ganchos de metal fazem parte do triste cotidiano de animais que vivem confinados em circos, zoológicos e parques em toda a China.

Imagem: Animals Asia

A ONG The Animals Asia Foundation publicou recentemente um relatório de 28 páginas mostrando as condições a que são submetidos esses animais. De acordo com matéria publicada no site do Digital Journal, o relatório foi feito durante um ano inteiro coletando informações. Os maus-tratos são praticados para estimular comportamentos que não são naturais nos animais, tais como: ursos andando de motocicletas, tigres sem dentes montando no dorso de cavalos, leões saltando por arcos em chamas, entre outras “tarefas” impostas pelos exploradores.

“Forçar os animais a representarem performances os expõe de uma forma humilhante, que não gera empatia ou respeito. Não se educa mostrando animais em condições diferentes do que lhes é natural”, declara David Neale, diretor de bem-estar animal da fundação, ao jornal The Telegraph. “Ensinar animais a fazer truques não colabora em nada para educar o público ou promover o respeito pelos animais”, continua Neale.

Foto: Animals Asia

Segundo o relatório, todos os números ou truques observados são produzidos por meio do medo e da intimidação.

Neale disse ainda que muitos animais são mantidos em condições de sujeira nos bastidores. Seus abrigos são escuros e muitos não têm acesso à água.

“Toda a tortura e maus-tratos por trás das performances, além dos métodos abusivos de adestramento e das péssimas condições em que são mantidos, estão causando graves sofrimentos a milhares de animais ao longo da China”, constatou o relatório, de acordo com um artigo da Associated Press.

A State Forestry Administration (SFA) iniciou uma campanha para proibir o abuso de animais usados em apresentações. O último relatório deve intensificar os apelos para que o país dê passos importantes no cumprimento das leis que garantem os direitos animais. Uma proposta já foi oficialmente encaminhada.

Nota da Redação: Zoos, enquanto centros de confinamento de animais em ambientes artificiais, não deveriam existir. Assim como nenhuma forma de tortura ou maus-tratos pode ser justificada. Circo legal é circo sem animal. Os animais devem viver livres em seus habitats, sem a interferência humana e seus interesses sórdidos forçando-os a viver em condições alheias à sua natureza. Que a compreensão dos direitos animais não se limite ao bem-estar ainda dentro de um contexto exploratório; justo é algo feito por completo: não se devolve a um animal a liberdade que lhe pertence aumentando o tamanho da sua jaula.

Você viu?

Ir para o topo