EnglishEspañolPortuguês

Acupuntura em animais se mostra como tratamento alternativo e eficiente

10 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A acupuntura veterinária é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 1995. O tratamento com agulhas que os homens conhecem como alternativo para casos em que a medicina tradicional não resolve pode ser encarado como único ou como terapia adicional quando se trata de animais.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet), professor titular do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Unesp/Botucatu, Stelio Pacca Loureiro Luna, a aplicação da acupuntura no tratamento de algumas doenças de cães e gatos tem apresentado melhor resultado terapêutico que o do tratamento convencional feito com medicamentos.

O tratamento consiste na estimulação de pontos específicos na pele ou mais profundos, denominados meridianos, por onde circula a energia chi. Esta energia responsável pela vida e saúde do organismo é composta de duas forças antagonistas mas complementares, denominadas In e Iang.

“Essas duas energias ocorrem em exatas proporções, uma predominando sobre a outra em cada meridiano. A saúde é o equilíbrio desta energia e a totalidade das manifestações vitais, físicas e psíquicas no organismo são produtos simultâneos de sua atividade In e Iang.”

A acupuntura atua por mecanismos nervosos e hormonais, por ativação de receptores localizados na região cutânea. “Os estímulos são transmitidos ao sistema nervoso central. Normalmente os animais não apresentam reação de dor durante as sessões e inclusive é comum a ocorrência de sonolência, não havendo necessidade do uso de tranquilizantes para introdução das agulhas.”

Luna explica que em 60% dos casos de doenças neuromusculares, como nas sequelas nervosas de cinomose – síndrome que pode causar paralisia nos membros do animal –, a acupuntura consegue reverter o processo e fazer com que os cães voltem a andar sem sentir dor. “Em casos como estes, os médicos veterinários alopatas geralmente indicam o sacrifício do animal.”

Nos animais, assim como no homem, a acupuntura pode ser utilizada para o tratamento de várias enfermidades, substituindo a terapêutica convencional ou ainda auxiliando a mesma de acordo com a situação.

“Dentre as enfermidades que apresentam bons resultados estão as doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos e sequelas de cinomose, entre outros. Ela é particularmente útil para analgesia em dores agudas e crônicas e tratamento de paralisias. Nas doenças dermatológicas e como substituição ou complemento a anestesia convencional temos obtido sucesso. No Hospital Veterinário da FMVZ, pesquisas tem sido realizadas para controle da dor pós-operatória em cães e gatos. Em problemas digestivos, tanto em diarreia, como em casos de constipação, acupuntura tem mostrado excelentes resultados, sem o uso de antibióticos.”

Para quem pensa que a acupuntura é usada somente em animais de pequeno porte, o professor lembra que o emprego dela tem apresentado bons resultados para melhorar o condicionamento de equinos submetidos a diferentes provas de competição.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

Você viu?

Ir para o topo