EnglishEspañolPortuguês

Zoos do RJ viram antros de sujeira, descaso e maus-tratos aos animais

9 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Zoológicos, por serem verdadeiros centros de confinamento de animais em ambientes artificiais, já são paisagens deprimentes e pouco saudáveis que não deveriam existir. Além disso, quem vai aos zoológicos do Rio e de Niterói encontra abandono, lixo, mau cheiro, calçadas irregulares e uma cratera aberta no chão há quatro meses.

Gatos e pombos ocupam o viveiro das tartarugas, em Niterói. Foto: Reprodução/ Carlo Wrede / Agência O Dia

O descaso com os animais é gritante: o  local virou um antro de sujeira e falta de infraestrutura.

No Zoológico de Niterói, no viveiro das tartarugas, gatos e pombos dividem o espaço com os répteis confinados para exposição. Outros pontos críticos são as jaulas dos primatas de Niterói, que estão enferrujadas, e as inúmeras áreas em manutenção. Lá, são seis áreas sem animais, como o viveiro do macaco-aranha, a jaula da tartaruga-preta, a ‘Casa Noturna’, onde ficam os morcegos, o pântano, destinado a jacarés, o cativeiro do elefante e o viveiro das aves.

Com informações de O DIA

Nota da Redação: Zoológicos não deveriam existir, a não ser que cumprissem o papel de local transitório, onde os animais resgatados ou debilitados pudessem ser tratados antes de voltar à natureza. Se confinar já é uma violência, viver em condição de sujeira e descaso dentro de um ambiente artificial é um absurdo ainda maior. Esta é uma boa oportunidade para que fechem o zoológico e façam com esses animais um trabalho sério de recuperação e reintrodução ao que resta de seus habitats. As autoridades não podem tratar os animais dessa forma tão vergonhosa, humilhante e indigna. Não podemos fechar os olhos diante do sofrimento de seres que estão sendo violados em seus direitos fundamentais à vida, à liberdade e ao bem-estar.

Você viu?

Ir para o topo