EnglishEspañolPortuguês

Viroses e doenças caninas são propícias nestas épocas de frio intenso

9 de agosto de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

As viroses aparecem nos cães principalmente no frio, pois essas condições climáticas são ideais para a sua sobrevivência.

Nestas épocas de temperaturas baixas, é importante tomarmos cuidados especiais com nossos fiéis amigos, principalmente se forem filhotes que não estão totalmente imunizados.

Antes do vigésimo primeiro dia da última dose da vacinação no filhote, devemos ter o máximo de cuidado com ele.  Independente que seja um cão de raça ou sem raça,  não é aconselhável levá-lo em Pet Shop, muito menos deixá-lo em contato com o ambiente físico de clínicas ou consultórios veterinários.

Nestas épocas de frio, ocorrem com maior freqüência diversos tipos de viroses nos cães, como a Tosse dos Canis e a Cinomose.

Tosse dos Canis

A Tosse dos Canis (Traqueobronquite Infecciosa) é uma enfermidade de cachorros que ataca o sistema respiratório deles. O problema aparece, em maior freqüência, quando há mudanças bruscas de temperatura. Um cão com Tosse dos Canis parece que está engasgado, esse é o sintoma clássico dessa virose. Nesse caso, faça o tratamento de imediato, pois acaso ela não seja tratada, a simples infecção poderá se transformar em uma pneumonia complicando a doença.

O tratamento da Tosse dos Canis é fácil e rápido. O medicamento para a cura é a base de ‘azitromicina’ (no máximo cinco dias o sintoma desaparece). Agora se o tratamento for a base de ‘amoxilina’, além de ser demorado, ele não é tão eficaz.

Tratando de uma ninhada, o tratamento deverá ser feito somente em indivíduos que estiverem com a sintomática da Tosse dos Canis. Nos filhotes sadios, deve-se aumentar a imunidade desses cãezinhos através de produtos próprios para a ocasião, como por exemplo, ‘VITAMINA C’ entre outros. Todavia, é difícil algum dos filhotes desse grupo não manifestarem o problema.

Cinomose

A pior das viroses é a Cinomose que ocorre em maior partes das vezes em filhotes. É quase impossível curá-la e, quando, conseguimos a cura, essa doença poderá deixar marcas para sempre no cão afetado, como seqüelas neurológicas e cegueira.

Se um filhote infectado com a cinomose estiver com outros filhotes que não estão totalmente imunizados, pode ter certeza que será difícil um individuo desse grupo não manifestar essa virose. Nesse caso, não é aconselhado tirar os animais sadios desse local, os colocando em outro ambiente, pois com isso, poderá contaminar a outra área.  É aconselhável nos animais sadios, aumentar a resistência imunológica deles. Uma boa dica é o medicamento ‘LEUCOGEN’ que atua sobre a resistência do organismo aumentando a defesa contra infecções. Este produto é utilizado também para pessoas com soro positivo da AIDS.

Todavia todo medicamento canino deve ser receitado por um médico veterinário.
O vírus da cinomose poderá ficar por meses no ambiente, principalmente em épocas frias. Porém,  assim como outros vírus, ele é sensível ao calor e a produtos químicos, como a cândida.

Se dermos uma voltinha em Pet Shops, iremos verificar pessoas totalmente desinformadas ou com aquela opinião, “Meu cão não pegará doença alguma”, entrando com seu filhote dentro desses locais que são extremamente perigosos para ele, pois são considerados áreas de risco. Acreditamos que esses estabelecimentos deviam orientar seus funcionários para alertar seus clientes sobre o perigo constante de levar um filhote sem imunização ali e, também, deveriam colocar placas informativas sobre o problema. Mas a realidade infelizmente é outra.

A dica do Portal para quem tem um cão, principalmente se for um filhote e, este, não estiver devidamente imunizado é que  tome o máximo de cuidado e zelo com esse ‘fiel amigo’.
ALGUMAS DICAS PARA O ZELO COM SEU CÃO

. Sem total imunização não leve seu cão a Pet Shops, principalmente se o mesmo for um filhote.

. Se um Pet Shop o informar que pode dar BANHO em seu filhote antes do vigésimo primeiro dia após a última vacina, fuja do mesmo! Ele só está visando LUCRO em cima de você.

. Se um balconista quiser aplicar a VACINA em seu filhote, não deixe! Vacina deve ser aplicada em um PEDIATRA CANINO, ou seja o veterinário.

. Não fazer visitas constantes em veterinários, principalmente se o cão for filhote. Levá-lo somente em ocasiões urgentes ou na vacina.

. Em clínicas ou consultórios veterinários fique com o filhote no colo o deixando somente na maca do pediatra canino para a sua avaliação, acaso esse local seja desinfetado na sua frente, caso contrário, NÃO CONFIE NESSE PROFISSIONAL E LOCAL DE ATENDIMENTO.

. Todas as vacinas são boas, desde que essas sejam aprovadas pelo Ministério da Agricultura.

ATENÇÃO!: Se um veterinário menosprezar a vacina aplicada por outro veterinário, fique atento com esse profissional. Não caia no conto que se deve revacinar novamente seu cão, devido à outra vacina ser ruim. Peça a ele fazer a afirmação por escrito e procure outro profissional.

Fonte: Portal da Cinofilia

Você viu?

Ir para o topo