EnglishEspañolPortuguês

Vacinação contra raiva animal começa em áreas urbanas de Uberlândia (MG)

7 de agosto de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Nesta segunda-feira (9), às 8h, começa a etapa urbana de vacinação contra a raiva animal. Equipes do Programa de Controle da Raiva Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão imunizar cães e gatos até o dia 14 de agosto.

No primeiro dia da vacinação, equipes volantes irão atender setores de chácaras, como Morada Nova, Chácaras Panorama, Chácaras Bonanza e Chácaras Uirapuru, Morada do Sol e Jockey Camping.

Segundo o coordenador do CCZ, Adalberto Pajuaba, cerca de 60 mil animais com mais de três meses de vida devem receber a dose. “É importante que as pessoas não deixem de levar os animais e estejam atentas aos locais e períodos da vacinação. Contra a raiva a única prevenção é a vacina. Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com o CCZ, no telefone 3213-1470”, informou.

A partir de terça-feira (10), das 8h às 16h, equipes montarão postos fixos em vários bairros da cidade.

É muito importante levar seu animal de estimação para vacinar, garantindo a saúde do animal e a de todos na casa.

Confira as datas e locais de vacinação em Uberlândia

Raiva (também conhecida como Hidrofobia), é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença em mamíferos, como por exemplo cachorros, gatos, ruminantes e primatas (como o ser humano).

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são a via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. Infectando animais homeotérmicos, a raiva urbana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na forma selvagem, esta se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos.

Sobre a vacina:
A vacina contra a raiva deve-se ao célebre microbiologista francês Louis Pasteur, que a desenvolveu em 1886. A vacina utilizada de rotina nos programas de saúde pública no Brasil desde 2003 é a Vacina Purificada de Células Vero. Esta vacina foi desenvolvida na França, na década de 1980, faz parte da moderna geração de vacinas contra raiva e é considerada muito segura e potente.

No Brasil, é importada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e distribuída e utilizada em todo o país pelo Ministério da Saúde. A potência de todas as partidas é avaliada pelo método National Institutes of Health. A potência do produto é, no mínimo, 2,5 unidades internacionais (UI) por dose.

Deve ser administrada pela via intramuscular (IM), no deltóide. Em crianças menores de dois anos, pode ser administrada no vasto lateral da coxa. A região glútea não deve ser utilizada porque pode ocorrer falha no tratamento. A dose é de 0,5 ml, independentemente da idade, sexo ou peso do paciente. O vírus é inativado pela beta-propiolactona. A vacina é liofilizada e é reconstituída no momento do uso. Deve ser conservada permanentemente sob refrigeração, entre 2 e 8 °C.



Fonte: Farol Comunitário

Você viu?

Ir para o topo