EnglishEspañolPortuguês

Elefanta é tratada na Tailândia após pisar em mina terrestre

7 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Helena Terra  (da Redação)

Uma elefanta de 22 anos foi ferida na fronteira com Mianmar (Birmânia), uma área repleta de minas deixadas pelo governo e por rebeldes.

De acordo com o jornal Guardian, veterinários disseram que a fêmea Mae Ka Pae está em boas condições, embora seu pé tenha sido muito machucado pela explosão.

Foto: Wichai Taprieu/AP

Mae Ka Pae, como é chamada, é a 13ª vítima de minas a ser tratada no hospital veterinário Friends of Asian Elephant hospital, próximo a Lampang, no norte da Tailândia, desde o início de suas operações em 1993.

Ela chegou ao hospital na quarta passada, uma semana após seu acidente, que estilhaçou a sola de sua pata esquerda traseira.

Segundo a direção do hospital, o paquiderme está em boas condições, é obediente e come normalmente. Além disso está sendo monitorada e já recebeu remédios contra dor, bem como antitetânica, entre outros cuidados essenciais.

A elefanta foi ferida na fronteira, que está repleta de minas terrestres remanescentes dos conflitos entre o governo de Mianmar e minorias rebeldes.

Mae se junta a dois outros elefantes, Motala e Mosha, que permanecem hospitalizados, mas estão bem o suficiente para receberem próteses nas pernas.  Mosha se tornou o primeiro elefante a usar patas artificiais, em 2007.

É um grande passo para um elefante, em um local onde esse tipo de animal ainda é muito explorado em trabalhos e no turismo.

Você viu?

Ir para o topo