EnglishEspañolPortuguês

Caça ameaça grandes mamíferos na África

6 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Foto: Reprodução/ Informador

As populações de mamíferos de porte grande foram reduzidas em pelo menos 60% nos parques nacionais da África durante as últimas 4 décadas, segundo estudo realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, divulgado pelo site Informador.

O grupo de cientistas da Sociedade Zoológica de Londres, o SZL, e a Universidade de Cambrige advertem que as áreas protegidas como o Serengeti, na Tanzânia, e a Masai Mara, no Quênia, não estão conseguindo preservar as espécies de mamíferos como leões, girafas e zebras, que continuam sob a ameaça de caçadores.

Segundo o informe, publicado na revista Biological Conservation, o problema é especialmente encontrado no oeste africano, onde as populações têm-se reduzido em até 85%.

Os investigadores acreditam que os países nesta parte da África são mais vulneráveis, pois oferecem menos recursos para fazer frente à ameaça dos caçadores, que se dedicam ao comércio ilegal de carnes de animais selvagens. Do outro lado do continente, no leste africano, existem parques nacionais visitados anualmente por milhões de turistas. Nessa região as populações de mamíferos se reduziram pela metade, devido ao aumento no número de pessoas que vivem ali, pois contribui para a diminuição dos recursos naturais.

O diretor de programas de conservação da ZSL, Jonathan Baillie, afirmou que “ainda que os resultados sejam muito piores do que o esperado, o aumento de exemplares na região Sul da África dá um pouco de esperança e demonstra que as áreas protegidas podem ser realmente efetivas para a conservação de grandes mamíferos, quando apresentam recursos suficientes”.

Você viu?

Ir para o topo