EnglishEspañolPortuguês

Pássaros levam descarga elétrica 'namorando' em fio na Bahia

5 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Pássaros receberam uma descarga elétrica enquanto namoravam em Salvador, na Bahia. Eles sofreram queimaduras graves e ficaram com manchas e ferimentos nos olhos e principalmente nas asas. Mas, ainda que de forma tímida, os pequenos pássaros da espécie ‘jandaia verdadeira’ já voltaram a cantar.

Foto: Bahia Meio-Dia

Os animais foram queimados quando circulavam, no domingo (1), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Eles andavam sobre fios de energia elétrica, o que é comum no local, quando foram atingidos por faíscas e receberam um choque elétrico forte. Por sorte, algumas pessoas pararam para prestar socorro.

– Eu estava passando e ouvi um barulho muito alto. De repente, eu olho pra trás e tinha um monte de pássaros caindo no chão. Eles estavam se debatendo muito, as asas se esfarelando – conta o analista de marketing Maycon, que ajudou a socorrer as aves.

Ele levou os animais até uma clínica para animais, onde foram atendidos por outro voluntário, o médico veterinário Fernando Oliveira.

– Chegaram quatro com as penas todas queimadas. Um parecia ser um filhote e três adultos. Esse filhote, com dois dias, morreu. Os outros eu fui tentando salvar, forçando alimentação no bico e eles estão até agora recuperando. Agora é a parte pior, porque eles estão se acostumando com comida fácil e água fácil. Então, eles podem esquecer isso da forma natural e não querer mais e quando soltar, eles não resistirem e virem a óbito. Temos que adaptá-los ao meio naturalmente – disse o veterinário.

A causa do acidente pode ter sido uma pequena troca de ‘afagos’ entre as jandaias.

– Os periquitos, jandaias, papagaios se comunicam e usam muito o bico. Provavelmente, o macho pousou em um fio, a fêmea em outro, eles trocaram beijos, carícias e aí fechou a corrente – explica o veterinário.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo