EnglishEspañolPortuguês

Abrigo promove evento em prol dos animais no Pará

5 de agosto de 2010
5 min. de leitura
A-
A+

Gabi Amarantos, as bandas Açaí Pimenta e Gangue do Eletro, além da cantora Juliana Sinimbu são alguns dos artistas que doaram um pouco do seu tempo para sensibilizar a sociedade paraense para uma causa nobre: a defesa dos animais. Eles participam da primeira edição do ‘Amazônia Pet Show’, que acontece neste domingo (8), Dia dos Pais, em um palco montado ao lado do anfiteatro da Praça da República, no PA.  A expectativa é atrair um público de três mil pessoas.

A programação será das 9h às 14h, com shows, desfile dos animais do abrigo Casa da Tuti, bazar de artigos pessoais novos e usados, como confecções, acessórios e bijuterias, além de barracas de lanche e uma grande feijoada promovida pela Associação VEM- Vegetarianos em Movimento. Os shows são gratuitos, mas a organização pede que cada expectador leve um pacote de ração para cachorro ou gato, que será doado ao abrigo Casa da Tuti.

A programação é toda em prol do abrigo Casa da Tuti. A ração doada pelo público servirá para ajudar na alimentação de mais de duzentos animais entre cães e gatos, sendo a maioria cães, que vivem no sítio onde funciona a Tuti. Já o dinheiro arrecadado com a venda de lanche e do bazar, será usado na reforma dos canis e para financiar a campanha de vacinação anual. ‘Estamos passando por uma dificuldade muito grande porque temos muitas despesas e poucos colaboradores. Inclusive já perdemos muitos animais por falta de vacina e remédios’, lamenta a proprietária do abrigo Maria de Jesus Bentes. Só este ano a Casa da Tuti já perdeu mais de vinte animais, alguns vítima da cinomose.

Mas além da manutenção da Casa da Tuti, o evento tem um objetivo ainda maior, que é de chamar a atenção da população para o problema do grande número de cães e gatos abandonados nas ruas de Belém. Por isso o dia dos pais foi a data escolhida para realização do evento, quando muitas famílias vão à praça. ‘É um dia que representa responsabilidade, a mesma que todos nós temos como cristãos de cuidar das criações de Deus, entre elas os animais’, explica a proprietária do abrigo.

Para a funcionária pública, que fundou o abrigo há 20 anos e que cuida de 256 animais com a ajuda de poucos colaboradores, a responsabilidade é de todos. ‘Os animais precisam ser amados já e, diante do número existente nas ruas, não há abrigos que suportem a demanda. Junte seus amigos, vizinhos, pessoas da sua escola e faça algo pelos cães e gatos de rua. Só assim podemos acabar com esse problema’, sugere.

A realidade de crueldade com os animais de rua é uma observada há anos pela Casa da Tuti. ‘As pessoas fazem muita maldade, resgatamos animais doentes, feridos, atropelados e boa parte vítima de violência, alguns nem resistem’, lamenta Maria de Jesus. O show tem apoio da Prefeitura de Belém, grupo Yamada, Pedigree e Áudio Sonorização.

Projeto

O evento deste domingo é o ponta pé inicial para um grande projeto idealizado pela Casa da Tuti, que tem como objetivo o embelezamento da capital paraense, aliada à proteção animal, visando a Copa de 2014. Mesmo Belém não sendo sede do torneio, o fluxo de turista que deve passar pela Amazônia é grande. Por isso, a proprietária do abrigo teme o sacrifício de animais de rua. ‘Sabemos que a primeira coisa que acontece nesses grandes eventos é o sacrifício desses animais para maquiar o problema. Queremos que eles sejam tirados das ruas sim, mas para adoção, não para serem mortos’, alerta.

Para evitar que isso aconteça Bentes idealizou um projeto de educação ambiental, com ênfase na proteção animal, que consiste em palestras nas escolas, com objetivo de criar uma consciência na população da importância de preservar o meio ambiente, principalmente incentivando a adoção dos animais de rua. ‘Temos que educar a população para a retirada desses animais das ruas, porque isso é responsabilidade da sociedade, não só dos abrigos, que não têm mais como suportar tanta demanda’, explica.

Para executar o projeto a organização pretende colocar dois mil estudantes universitários voluntários dando palestras nas escolas, ensinando os jovens a não jogar lixo nas ruas e a cuidar dos animais abandonados. ‘Porque o paraense joga lixo na rua e cachorro e gato, como se fossem lixo também, quando não os querem mais. Isso é muito triste’, lamenta.

Mas para que o projeto seja colocado em prática é necessário apoio dos Governos Estadual e Municipal, assim como o empresariado e sociedade civil organizada, para custear as despesas das ações.  ‘Com o evento a Casa da Tuti espera também sensibilizar as autoridades a aderir à causa e destinar uma parte do orçamento para isso’, diz a proprietária do abrigo.

Brigitte Bardot

Outro foco do ‘Amazônia Pet Show’ é de conseguir recursos para uma viagem à França, para discutir a liberação de verbas de projetos da Casa da Tuti para a Amazônia, que já foram aprovados pela fundação de proteção de animais Brigitte Bardot.

Um deles prevê a castração gratuita de cães e gatos de rua em Belém e municípios do interior do Pará. ‘Há quatro anos mantemos contato com a fundação e já temos o recurso liberado, só precisamos da passagem para ir até à França para resolver detalhes para a liberação desse recurso’, afirma Maria de Jesus Bentes.

Com o evento a Casa da Tuti espera chegar até a Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, para pedir ajuda para a viagem. ‘Precisamos dessas passagens com urgência, para viajar entre agosto e setembro. O projeto pode solucionar um dos maiores problemas do estado. Esperamos que a Governadora se sensibilize com isso e nos ajude’, almeja Bentes

Programação ‘Amazônia Pet Show’

10h- Desfile de Animais da Casa da Tuti
11h- Juliana Sinimbú
11h30- Alba Maria
12h- Gabi Amarantos
13h- Açaí Pimenta
14h-  Gangue do Eletro
Participação do locutor Markinho Pinheiro.

Serviço:

‘Amazônia Pet Show’ em prol do abrigo ‘Casa da Tuti’

Atividades: com vários artistas da terra, desfile de animais, bazar de roupas, acessórios e calçados, venda de feijoada vegetariana (R$ 5,00), desfile de animais e venda de lanches, na Praça da República.

Data: Neste domingo, 8, Dia dos Pais.

Leve um quilo de ração para cachorro ou gato.

Para mais informações, visite nosso Facebook

Fonte: Janela Cultural

Você viu?

Ir para o topo