EnglishEspañolPortuguês

Estudo determina o rigor exato do canto das baleias-azuis

4 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Baleia-azul nadando em alto-mar (Foto: Por Reprodução)

As baleias-azuis conseguem sincronizar a frequência dos seus cantos com um nível de afinação muito apurado, segundo observações numa população desta espécie no Pacífico Norte. No estudo, publicado no Journal of the Acoustical Society of America, os autores sugerem que esse rigor de afinação poderá ter a ver com a identificação de parceiros para acasalar.

“Numa determinada população de baleias-azuis tem sido observado que os indivíduos afinam a frequência dos seus cantos para um determinado valor comum, mas nós conseguimos agora determinar o rigor exato dessa afinação”, explicou Roger Bland, da San Francisco State University, e um dos autores do estudo.

A equipe analisou registros sonoros de 4.378 cantos de baleia-azul feitos ao largo da costa da Califórnia. Os cantos, designados de tipo B, são aqueles mais longos, que parecem ter um tom mais triste e que constituem a segunda metade do canto típico da população específica naquela região.

A análise mostrou que aqueles cetáceos produzem este canto de tipo B na mesma frequência exata (16,02 Hz), quatro oitavas abaixo do dó central (no piano). Este rigor deverá permitir aos animais detectarem diferenças mínimas nos chamamentos e assim identificar um novo elemento no grupo.

Fonte: DNCiência

Você viu?

Ir para o topo