EnglishEspañolPortuguês

Presença de transatlânticos em Búzios ameaça fauna marinha, diz deputado

2 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma vistoria realizada hoje (2), em Armação de Búzios, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, revelou prejuízos que vêm sendo provocados pela chegada de transatlânticos ao balneário fluminense. Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado André Lazaroni, que acompanhou os trabalhos, os técnicos confirmaram que as âncoras dos navios estão danificando o fundo do mar, deixando buracos e quebrando corais.

Os mergulhadores registraram imagens que serão incluídas em um relatório sobre a degradação da área a ser enviado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Lazaroni aposta em uma solução que concilie a preservação da fauna marinha com os interesses econômicos de Búzios, que tem o turismo como uma das principais fontes de recursos.

“Estamos preocupados, mas sabemos que também não dá para impedir a vinda de turistas, que é bom para a cidade. A gente está elaborando uma proposta para ser apresentada ao governo do estado e à prefeitura de Búzios para que sejam colocadas boias presas a uma âncora fixa para que navios ancorem afastados, sem arrastar suas âncoras e prejudicar o fundo do mar”, disse o deputado.

Lazaroni disse também que vai convocar uma audiência pública para avaliar a implantação de um projeto de ordenamento costeiro em Armação de Búzios. A reunião deve ocorrer ainda este mês na Comissão de Defesa do Meio Ambiente e contará com a presença de moradores da região e representantes do governo, como técnicos do Inea.

Fonte: Agência Brasil

Você viu?

Ir para o topo