EnglishEspañolPortuguês

Exposição mostra fotos raras do lince-ibérico

2 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Uma mostra de fotografias do felino mais ameaçado do mundo, o lince-ibérico, captadas pelo fotógrafo espanhol Andoni Canela vai ser apresentada ao público a partir de hoje no Castelo de Silves ao abrigo de um projeto luso-espanhol.

Na exposição “Terra de Linces” será possível observar imagens raras e espontâneas de linces-ibéricos no seu habitat natural, cuja população estimada em 2009 não excedia os 225 indivíduos, presentes quase exclusivamente em Espanha.

Uma parte das fotografias estará exposta no exterior do castelo em grandes telas fotográficas, enquanto as restantes estarão dispostas ao longo das suas três torres, informa em comunicado a empresa Águas do Algarve, que integra o projeto Iberlinx.

Com algumas aparições esporádicas em Portugal, o declínio populacional do lince-ibérico está relacionado com a diminuição das populações de coelho bravo, a sua principal  presa , e a perda de habitat.

Se há pouco mais de vinte anos, em 1988, a população daqueles felinos girava em torno de 1.200 indivíduos, em 2005 baixou para os 200, mas a implementação de diversas ações de conservação está invertendo a tendência, segundo a Águas do Algarve.

A abertura de um centro nacional de reprodução de linces na Herdade das Santinhas, em Silves, em meados do ano passado, é uma das tentativas para impedir a extinção da espécie.

A obra nasceu para compensar os impactos ambientais da barragem de Odelouca, uma imposição da União Europeia para finalizar uma obra suspensa durante três anos.

Em outubro do ano passado, o centro começou a receber os primeiros linces, de um total de 16, que hoje habitam em Silves.

Na primeira época de reprodução nasceram duas crias, que, apesar de terem morrido com poucos dias de vida, representaram a primeira reprodução comprovada daquela espécie em Portugal nos últimos 30 anos.

A exposição estará Castelo de Silves até ao dia 19 de setembro, das 9h às 18h30.

Fonte: Diário Digital

Você viu?

Ir para o topo