EnglishEspañolPortuguês

Polvo é explorado para "adivinhar" resultados da Copa do Mundo

1 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Robson Fernando  (da Redação)

A criatividade dos seres humanos para explorar animais das formas mais variadas e inusitadas parece não ter limite. O aquário Sea Life, localizado em Oberhausen, no oeste da Alemanha, usa desde o início da Copa do Mundo um pequeno polvo, chamado Paul, para “adivinhar” os resultados dos jogos em que a seleção alemã joga.

Foto: Roberto Pfeil/AP

O polvo vem ganhando fama no mundo por sua “vidência” – que não passa de acaso, uma vez que moluscos sequer sabem o que é futebol e o que significam as bandeiras nacionais -, e “previu” os quatro primeiros resultados dos jogos dos alemães – a derrota para a Sérvia e as vitórias sobre Austrália, Gana e Inglaterra.

O animal “prevê” os jogos por estender seus tentáculos em torno de um dos dois fracos que simbolizam as seleções que jogarão e catar um pedaço de carne de molusco contido dentro do frasco da seleção que teria sido adivinhada como a vencedora. Na “adivinhação” mais recente, o polvo demorou uma hora antes de comer a carne contida dentro do frasco rotulado com a bandeira alemã, o que significaria que o bicho “previu” que a Alemanha vencerá com dificuldades a Argentina nas quartas de final.

Não bastasse estar privado de liberdade, aprisionado num aquário, que consiste em uma grande gaiola d’água, o polvo ainda é obrigado a ser retirado múltiplas vezes da água e entreter as pessoas em um ato que não tem nada a ver com sua natureza e cognição.

Com informações do Estadão

Você viu?

Ir para o topo